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dc.contributor.advisorLima, Marcelo Feijó Rocha-
dc.contributor.authorJesus, Ronald Souza de-
dc.date.accessioned2016-03-01T19:13:13Z-
dc.date.available2016-03-01T19:13:13Z-
dc.date.issued2016-03-01-
dc.date.submitted2015-12-15-
dc.identifier.citationJESUS, Ronald Souza de. Do choque lumínico ao fiat lux: luzes e sombras no Sertão do Cinema Brasileiro. 2015. 164 f., il. Dissertação (Mestrado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19633-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, 2015.en
dc.description.abstractUnindo métodos de análise de conteúdo, análise fílmica, crítica de processo, entrevistas não estruturadas realizadas com diretores de fotografia e guiando-se pelos conceitos de Choque Lumínico e de fiat lux, este trabalho apresenta um corpus composto por 35 filmes de Sertão lançados entre 1996 - ano que marca a Retomada do Cinema Brasileiro – e 2013. O texto expõe um panorama das luzes e das sombras no Sertão do cinema de ficção sob as seguintes categorias de análise: luz, sombra, temperaturas de cor, luminosidade, formatos e suportes de captação – elementos físicos responsáveis pela materialização dos roteiros em narrativas visuais. Após uma análise panorâmica, a leitura volta-se para três filmes que, em conjunto, reúnem características de iluminação presentes em todo o corpus: Guerra de Canudos (1997), A máquina (2006) e À beira do caminho (2012).en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDo choque lumínico ao fiat lux : luzes e sombras no Sertão do Cinema Brasileiroen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCinema brasileiroen
dc.subject.keywordSertão - Brasilen
dc.subject.keywordCinematografiaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19633-
dc.description.abstract1Joining methods of content analysis, film analysis, criticism of process, unstructured interviews conducted with directors of photography and guided by the concepts of Luminous Shock and fiat lux, this work presents a corpus composed of 35 films released between 1996 - year that marks the Resumption of Brazilian Cinema – and 2013. The text exposes a panorama of lights and shadows in the Brazilian Backland - Sertão - of cinema of fiction under the following categories of analysis: light, shadow, color temperature, brightness, formats and media of recording, physical elements responsible for the materialization of the scripts in visual narratives. After the panoramic analysis, the reading turns to three films that, together, bring together lighting features present throughout corpus: Guerra de Canudos (1997), A máquina (2006) and À beira do caminho (2012).-
dc.description.unidadeFaculdade de Comunicação (FAC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
Appears in Collections:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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