Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19712
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_YaciaraMendesDuarte.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorKafure Muñoz, Ivette-
dc.contributor.authorDuarte, Yaciara Mendes-
dc.date.accessioned2016-03-21T17:02:11Z-
dc.date.available2016-03-21T17:02:11Z-
dc.date.issued2016-03-21-
dc.date.submitted2015-07-01-
dc.identifier.citationDUARTE, Yaciara Mendes. As representações sociais no ensino médio do Distrito Federal: a biblioteca escolar pública sob o olhar do estudante. 2015. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19712-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo de identificar as representações sociais dos estudantes de ensino médio a respeito da biblioteca escolar. A teoria das representações sociais, apresentada por Moscovici na década de 1950, é uma forma de interpretação de diferentes elementos que compõem a vida humana, construídas a partir de experiências, ideologias e de pensamentos repassados por membros do mesmo grupo ou pelos meios de comunicação. Busca-se conhecer as representações sociais dos estudantes de ensino médio sobre a biblioteca para que seja possível alinhar as necessidades informacionais e culturais destes com o papel da biblioteca escolar. A pesquisa bibliográfica apresenta os temas: ensino médio, representações sociais, biblioteca escolar e comunicação e mediação da informação. Foram utilizados como instrumentos de coleta o questionário sobre questões informacionais dos estudantes e um roteiro de entrevista semiestruturada, para aprofundar nas experiências em bibliotecas e uso da informação 20 alunos de dez escolas públicas diferentes. Foi utilizado o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para analisar e categorizar os dados das entrevistas realizadas. Alguns resultados ilustraram a visão existente dos estudantes sobre a biblioteca, a busca por um ambiente informacional de interação com os colegas, com uma atmosfera mais alegre e dinâmica.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAs representações sociais no ensino médio do Distrito Federal : a biblioteca escolar pública sob o olhar do estudanteen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordBibliotecas escolaresen
dc.subject.keywordBibliotecas de escolas secundáriasen
dc.subject.keywordEscolas públicas - alunosen
dc.subject.keywordRepresentações sociaisen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.07.D.19712-
dc.description.abstract1This study aims to identify the social representations of high school students about the school library. The theory of social representations, by Moscovici in the 1950s, is a form of interpretation of different elements that make up human life, built from experiences, ideologies and passed by members of the same group or by the media thoughts. It’s necessary understanding the social representations of high school students about the library that can possible align the informational and cultural needs of those with the role of the school li brary. The literature presents the themes: high school, social representations, school library and mediation and communication of information. They were used as collection instruments the questionnaire on informational issues of students and a semi-structured interview guide, to deepen the experiences in libraries and use of information 20 students from ten different public schools. The Collective Subject Discourse (DSC) was used to analyze and categorize data through interviews. Some results have illustrated the existing students' views about the library, the search for an informational environment interaction with peers, with a more lively and dynamic atmosphere.-
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.