Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19729
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_SubjetividadeFilosofiaCriancas.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Subjetividade e filosofia com crianças : um relato de experiência e reflexão
Autor(es): Zanello, Valeska
Assunto: Filosofia e crianças
Subjetividade
Data de publicação: Jan-2004
Editora: Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará
Referência: ZANELLO, Valeska. Subjetividade e filosofia com crianças: um relato de experiência e reflexão. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 22, n. 1, p. 38-47, jan./jun. 2004. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/ri/bitstream/riufc/12857/1/2004_art_vzanello.pdf>. Acesso em: 22 mar. 2016.
Resumo: O presente texto visa analisar a experiência da autora no programa Filosofia na Escola, desenvolvido pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília junto à Fundação Educacional do Distrito Federal. Propõe-se uma leitura a partir da perspectiva dos processos de subjetivação para a compreensão das dinâmicas ocorridas desde a implementação do programa até os modos de funcionamento das comunidades de investigação tanto do corpo docente quanto discente, bem como suas possíveis imbricações. O amálgama escolhido como fio condutor na compreensão é a idéia de sentido, que engloba tanto a dimensão cognitiva quanto a afetividade do sujeito, ou seja, o modo como é afetado (o seu sentir). Procura-se apontar, a partir destas reflexões, um papel específico para o psicólogo neste tipo de programa. ________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article aims to analyze the author experience in the Philosophy in School program, developed by the University of Brasília and Educational Foundation of Federal District. It proposes a point-of-view of the subjectivity processes for the comprehension of the dynamics happened from the program beginning until the inquiry communities operation ways- including teaching staff and student body-and theirs implications. The amalgam chosen as principal way in the comprehension is the idea of "sense", which comprises the cognitive and affective (manner how the subject is affected) dimensions. lt searches then to point out a specific role to the psychologist in this kind of program.
Licença: Autorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo editor da revista, em 17 mar. 2016, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.