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Título: | O corpo : identificações e imagem |
Outros títulos: | The body : identifications and image El cuerpo : identificaciones e imagen Le corps : identifications et image |
Autor(es): | Amparo, Deise Matos do Magalhães, Ana Cláudia Reis de Chatelard, Daniela Scheinkman |
Assunto: | Psicanálise Corpo Imagem (Psicologia) Identificação (Psicologia) Narcisismo |
Data de publicação: | Set-2013 |
Editora: | Universidade de Fortaleza |
Referência: | AMPARO, Deise Matos do; MAGALHÃES, Ana Cláudia Reis de; CHATELARD, Daniela Scheinkman. O corpo: identificações e imagem. Revista Mal-Estar e Subjetividade, Fortaleza, v. 13, n. 3-4, p. 499-520, set./dez. 2013. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482013000200003&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 mar. 2016. |
Resumo: | A partir da revisão crítica do conceito de corpo para a psicanálise, considerando-o um elemento de estrutura, buscou-se apontar suas
possíveis ligações com a constituição psíquica e existencial do sujeito.
Com as leituras de Freud, Anzieu e Lacan, dois eixos interligados de discussão foram desenvolvidos: a articulação do corpo com o Eu e, por consequência, com a problemática narcísica, e a relação entre o corpo e as identificações primárias. Em um segundo momento, seguindo com contribuições de Schilder, Dolto e Pankow, foram discutidas questões mais específicas sobre a imagem do corpo, referindo-se a conceitos como “imagem inconsciente do corpo” e “corpo enquanto estrutura espacial”. Com o percurso teórico
desenvolvido, observou-se o quanto a imagem refletida, vinda do outro, tal como a metáfora do espelho, estrutura-se no contexto das identificações primárias, sendo essencial e constituinte à formação do eu e dos primeiros arcabouços da constituição psíquica. Assim, para que o sujeito possa, a partir dessa imagem, advir e existir
como sujeito do desejo, sujeito falante, sujeito do inconsciente, é fundamental o cruzamento simultâneo entre a imagem especular e a palavra enquanto lei mediadora. Dessa forma, haveria uma articulação do corpo com o espaço e a linguagem. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT From the critical review of the concept of the body in psychoanalysis and considering that this is a structural element, we tried to point out its possible links with the existential and psychic constitution of the subject. From the readings of Freud, Anzieu and Lacan, two interconnected lines of discussion were developed: the body united with the self, therefore, with the problematic of narcissism, and the relationship between the body and the primary identifications. In a second moment, followed the contributions of Schilder, Dolto and Pankow we discuss more specific issues that contribute to the debate on body image, referring to concepts such as unconscious image of the body and the body as a spatial structure. With the theoretical approach developed, we observe how the reflected image, formed from the other, as in the metaphor of the mirror, structures itself in the context of primary identifications, and is essential to the formation and constitution of the self and for the constitution of the psychic. Therefore, in order for the subject to arise and to exist as a subject of desire starting from this image, becoming a speaking subject, the subject of the unconscious, is fundamental the simultaneous intersection between, in one side, the mirror image and the word, as a mediator law, on the other hand. Thus, there would be an articulation of the body with the space and the language. _______________________________________________________________________________ RESUMEN Desde la revisión crítica del concepto del cuerpo para el psicoanálisis y considerándola como un elemento estructural, si buscó señalar posibles vínculos con la constitución existencial y psicologica del sujeto. Tomando como referencia las lecturas de Freud, de Anzieu y Lacan , dos líneas interconectadas de discusión fueron desarrolladas: la articulación del cuerpo con el Yo y, por lo tanto, con la problemática narcisistica, y la relación entre el cuerpo y las identificaciones primarias. En un segundo momento, basandose en las contribuciones de Schilder, Dolto y Pankow fueron discutidos temas más específicos que contribuyen al debate sobre la imagen del cuerpo a partir de conceptos tales como la imagen inconsciente del cuerpo asi como del cuerpo como una estructura espacial. Con el enfoque teórico desarrollado, se observó en que proporción la imagen, que viene reflejada del otro, como en la metáfora del espejo, si estructura en el contexto de las identificaciones primarias y es esencial y contribue para la formación del ser, asi como las basis para la constitución psíquica. Así que, para que el sujeto pueda venir de esa imagen y existir como sujeto de deseo, sujeto hablante, el sujeto del inconsciente es fundamental que haya un intersección entre la imagen del espejo en un lado y, por otro lado, enquanto mediadora, la palabra. Haberia, por lo tanto, articulación del cuerpo con el espacio y con el lenguaje. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ IA partir de la révision critique du concept de corps pour la psychanalyse, et considérant ce même concept comme élément de structure, on a cherché à mettre en relief ses liaisons possibles avec la constitution psychique et existentielle du sujet. A partir des lectures de Freud, Anzieu et Lacan, deux axes reliés de discussion ont été développés : l’articulation du corps avec le moi, et par conséquent avec la problématique narcissique, et la relation entre le corps et les identifications primaires. Dans un second moment, suivant les contributions de Schilder, Dolto et Pankow, on a discuté les questions plus spécifiques qui contribuent à la réflexion sur l’image du corps, en se référant à des concepts comme ceux d’image inconsciente du corps , et de corps en tant que structure spatiale. Avec le développement du parcours théorique, l’on observe combien l’image réfléchie, venue de l’autre, tout comme la métaphore du miroir, se structure dans le contexte des identifications primaires, et est essentielle et constituante pour la formation du moi et des principaux arcs-boutants de la constitution psychique. Ainsi, pour que le sujet puisse advenir à partir de cette image, et exister en tant que sujet du désir, sujet parlant, sujet de l’inconscient, est fondamental le croisement simultané entre d’une part l’image spéculaire, et de l’autre la parole en tant que loi médiatrice. De cette seule façon il y aura une articulation du corps avec l’espace et avec le langage. |
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