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2015_CaioFelipeGoncalvesMourao.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorRibeiro, Hugo Leonardo-
dc.contributor.authorMourão, Caio Felipe Gonçalves-
dc.date.accessioned2016-03-31T11:13:34Z-
dc.date.available2016-03-31T11:13:34Z-
dc.date.issued2016-03-31-
dc.date.submitted2015-05-21-
dc.identifier.citationMOURÃO, Caio Felipe Gonçalves. Música e mercado: um estudo de caso etnográfico de dois guitarristas brasilienses. 2015. 145 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19815-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2015.en
dc.description.abstractEssa dissertação se propôs a esclarecer como dois guitarristas de Brasília se tornaram empresários da música, um da área de bandas de baile, e o outro de escolas de música alternativas, e como suas escolhas e competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) influenciaram no sucesso de suas empresas. Em virtude de sua personalidade de músico e empresário, a qual delas os sujeitos escolhidos mais se afinizavam, e de igual maneira comparar a coerência dos resultados alcançados pelos empreendimentos, com os motivos que levaram a sua criação, e como isso afetou seus relacionamentos pessoais. A escolha de Sebastião Rodrigues, fundador da banda de baile brasiliense Squema Seis, e Marcelo Barbosa, idealizador e sócio majoritário do GTR Instituto de Música, como casos de estudo baseou-se, inicialmente, no sucesso financeiro alcançado por eles. Tais objetos e seus respectivos empreendimentos são abordados nos capítulos 2 e 3 dessa dissertação. A metodologia utilizada foi o estudo de caso etnográfico, e os referenciais teóricos pertencem ao campo da musicologia, educação musical, sociologia das emoções e administração, expostos no capítulo 1. Através desse estudo percebeu-se que não foram somente competências administrativas e empresariais, desenvolvidas de forma autodidata, que possibilitaram o sucesso de seus empreendimentos, e que um grande diferencial foram seus conhecimentos, habilidades e atitudes musicais. Todavia, tal dedicação ao sucesso de seus negócios trouxe três problemas: 1) Enfatizou neles uma personalidade multifacetada e não reconhecida de músico empresário; 2) Diminuiu drasticamente suas interações familiares, gerando sofrimento; 3) A sobrecarga emocional, causada pelo excesso de obrigações e tarefas, fez com que necessitassem, mesmo que pontualmente, de auxílio médico e/ou psicológico.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMúsica e mercado : um estudo de caso etnográfico de dois guitarristas brasiliensesen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordMusicologiaen
dc.subject.keywordEtnomusicologiaen
dc.subject.keywordMúsicosen
dc.subject.keywordGuitarra (instrumento musical)en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.05.D.19815-
dc.contributor.advisorcoBatista, Analia Laura Soria-
dc.description.abstract1This dissertation proposes to clarify how two guitar players from Brasilia became music businessman, one that manage groups and bands for graduation events, and the other for alternative bands, and how those choices and competences (knowledge, skills and attitudes) influenced their companies. Their personality as musician and businessman, in which the chosen subject were more close, and in the same way with we compare the cohesion of the results achieved by the enterprises, with the reasons that took their creation, and how it affected their private relationship. The choice of Sebastião Rodrigues, the founder of the Squema Seis band, and Marcelo Barbosa, the idealizer and major co-partner of GTR Music Institute, as a study of case, was based, primarily, in the financial success achieved by them. These objects and their respective enterprises are approached in chapters 2 and 3. The methodology used was an ethnography study case, and the theoretical background came from the musicology field, music education, sociology of emotion and management, exposed in chapter 1. Throughout this study not just management and business competence were developed in a self-taught manner, that enhance the success of their enterprises, but a big difference was their knowledge, abilities and musical attitudes. However, their dedication to success and their business brought three issues: 1) It emphasized a multifaceted personality and non recognized as a music businessman; 2) It decreased drastically their family interaction, making them suffering in this field; 3) An emotional overload, caused by the excess of obligations and tasks that made them to need, some medical and psychology assistance.-
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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