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dc.contributor.authorRêses, Erlando da Silva-
dc.date.accessioned2016-03-31T11:39:51Z-
dc.date.available2016-03-31T11:39:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRÊSES, Erlando da Silva. De vocação para profissão: sindicalismo docente da educação básica no Brasil. Brasília: Paralelo 15, 2015. 196 p. Disponível em: <http://forumeja.org.br/df/sites/forumeja.org.br.df/files/livro_sindicalismo_erlandoreses.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19816-
dc.description.abstractO livro apresenta a seguinte divisão e abordagem: No capítulo 1, denominado “A Singularidade do Trabalho Não Material do Docente e a Posição de Classe do Professor”, fez-se uma discussão sobre a identidade social do professor, a temática da proletarização docente e do trabalho por vocação, com o objetivo de averiguar a caracterização ou as caracterizações que a profissão de professor recebe ou se autoatribui e em que posição de classe ele se define. No capítulo 2, sob a designação de “Associativismo Docente no Brasil”, realiza-se uma discussão sobre associativismo e perspectiva sindical docente no Brasil. Entende-se que a forma clássica do sindicalismo é precedida de formas de associativismo mais embrionário. No capítulo 3, denominado “O Sindicalismo Docente na Educação Básica do Rio de Janeiro”, destaca-se a tessitura social, política, econômica e educacional do Rio de Janeiro nos últimos momentos do período monárquico até as primeiras décadas do período republicano. O objetivo é compreender a conjuntura da época, as mobilizações do movimento operário e a situação da educação básica para situar o tempo e o espaço social de possibilidade ou não de estruturação de uma organização sindical docente. Nos capítulos 4, discutem-se os pressupostos metodológicos do trabalho de campo, da técnica de análise e os resultados da pesquisa. Uma produção que pretenda dar conta do panorama sociohistórico do sindicalismo docente terá de focar a produção existente, sistematizando-a em perspectiva histórica para estabelecer as conexões que estruturam a existência daquele. Uma estratégia metodológica de pesquisa, aqui empreendida, foi obter fontes primárias e apreender os seus elementos relevantes. Assim foram coletadas informações a partir de: entrevistas; documentos dos sindicatos, como boletins, informativos, atas, estatutos; jornais e revistas. Estes materiais se reportavam mais especificamente a um dos períodos analisados na pesquisa: segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherParalelo 15en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDe vocação para profissão : sindicalismo docente da educação básica no Brasilen
dc.typeLivroen
dc.subject.keywordSindicalismo - professoresen
dc.subject.keywordSindicalismo - educaçãoen
dc.subject.keywordIdentidade profissionalen
dc.subject.keywordEducação básicaen
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pelo autor, com os seguintes termos: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.en
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