Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Neiva, Elaine Rabelo | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Daniel Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T16:15:35Z | - |
dc.date.available | 2016-04-01T16:15:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-01 | - |
dc.date.submitted | 2015-05-29 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Daniel Fernandes. Formação de laços afetivos, primeiros contatos em um
acampamento para reeducação alimentar: um estudo com crianças com obesidade. 2015. 61 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/19823 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2015. | en |
dc.description.abstract | Os laços afetivos são consequência das interações sociais e por meio da manutenção desses laços que são cultivadas as amizades. Sendo assim, esta pesquisa buscou identificar fatores que influenciam a formação de laços afetivos nos primeiros contatos em crianças com sobrepeso ou obesidade. Para atender ao objetivo da pesquisa, foi necessário: (1) avaliar as
habilidades sociais das crianças; (2) controlar o grau de interação entre as crianças, (3) controlar o tipo de interação entre as crianças; (4) mapear a formação da rede de amizades após um período de convivência; (5) Relacionar as medidas de rede com as habilidades
sociais das crianças; e (6) Relacionar o grau de interação e o tipo de interação com as medidas de redes. Participaram do acampamento 24 crianças com sobrepeso, com idade variada de 8 a 11 anos. Os instrumentos utilizados correspondem ao protocolo de observação, para verificar a ocorrência de comportamentos verbais, físicos e físicos/verbais; ao questionário de redes, adaptado para levantar as características sobre as redes de amizade, e ao Inventário Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças, para a autoavaliação do repertório social da criança. Como procedimento geral, as crianças foram separadas em seis
grupos por meio de sorteio aleatório e foi controlado que elas não se conhecessem ou
tivessem algum contato antes do inicio do acampamento. Os resultados indicaram que as atividades coletivas influenciam na formação de laços recíprocos, assim como o tempo de interação. Não foi encontrada relação entre as habilidades sociais e as medidas centradas nos atores. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Formação de laços afetivos, primeiros contatos em um acampamento para reeducação alimentar : um estudo com crianças com obesidade | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Afetividade | en |
dc.subject.keyword | Conscientização social | en |
dc.subject.keyword | Obesidade em crianças | en |
dc.subject.keyword | Redes sociais - análise | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2015.05.D.19823 | - |
dc.description.abstract1 | Emotional ties are a consequence of social interactions and it is through these bonds that friendship is built. This way, this research sought to identify factors that influence the emotional bonds in a first contact in overweight and obese children. To get the aim of the research it was necessary to: (1) evaluate the children’s social abilities; (2) control the level
of interaction among the children; (3) control the kind of interaction among the children (4) map the formation of friendship nets after a period of companionship; (5) relate the measures
of net to the children’s social abilities; (6) relate the degree and the kind of interaction to the net measures. Twenty-four (24) overweight children between 8 to 11years old participated in the camping. The tools used correspond to the observing protocol to check the occurrence of
verbal, physical or verbal/physical behaviors; to the net questionnaire adapted to raise the characteristics about friendship nets and to the Multimedia Social Abilities to Children Inventory for the self-evaluation of the child’s social repertory. As a general procedure, the
children were separated into six groups at a random selection and it was made sure that they did not know each other neither had had any kind of contact prior to the beginning of the camping. The results showed that the collective activities influence in the formation of reciprocal bonds. Relations between the social abilities and the measures centered in the
actors were not found. | - |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|