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2016_PabloFernandoPessoadeFreitas.pdf3,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorOdelius, Catarina Cecília-
dc.contributor.authorFreitas, Pablo Fernando Pessoa de-
dc.date.accessioned2016-04-01T17:24:56Z-
dc.date.available2016-04-01T17:24:56Z-
dc.date.issued2016-04-01-
dc.date.submitted2016-02-29-
dc.identifier.citationFREITAS, Pablo Fernando Pessoa de. Relações entre competências gerenciais de líderes de grupos de pesquisa e resultados alcançados. 2016. xiv, 209 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19827-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.en
dc.description.abstractLíderes de grupos de pesquisa exercem competências gerenciais, que repercutem nos resultados alcançados. Com o objetivo de identificar as relações entre competências gerenciais de líderes e resultados de grupos de pesquisa brasileiros, este estudo recorreu a revisão bibliográfica, pesquisa documental, avaliação de juízes e pré-teste, para aprimorar versões preliminares de instrumentos não-validados sobre competências gerenciais e resultados no contexto grupos de pesquisa. Por meio de pesquisa de levantamento, foi aplicado um questionário eletrônico a uma amostra de 528 participantes de grupos de pesquisa, sendo 374 líderes. Com base em Análise Fatorial Exploratória pôde-se apresentar indícios de validade de duas escalas: Domínio de competências gerenciais em grupos de pesquisa (com 50 itens e 2 fatores); e Resultados alcançados por grupos de pesquisa (com 28 itens e 3 fatores). Mediante testes não-paramétricos, mostraram-se estatisticamente significativas as diferenças encontradas nas competências gerenciais ou nos resultados em grupos de pesquisa, com relação às variáveis sociodemográficas e funcionais (sexo, idade, experiência com pesquisa, tempo de vínculo do líder ao grupo, bolsa de produtividade do CNPq, realização de pós-doutorado pelo líder e grande área do conhecimento); e também com relação ao grau de domínio de competências gerenciais e ao nível de concordância com o alcance de resultados pelo grupo. Por fim, dentre os resultados decorrentes da análise de correlação, alguns merecem destaque: competências para a captação de recursos e de pessoas precisam ser fomentadas, uma vez que estão mais correlacionadas com a consecução de resultados do grupo do que os demais competências para gestão de pessoas e de resultados de pesquisa; as gestoras consideram dominar mais competências de gestão de pessoas e de resultados; a realização de pós-doutorado proporciona maior percepção de domínio para a captação de recursos e pessoas; os grupos com líderes mais experientes consideram alcançar resultados de maior visibilidade e repercussão externa; os líderes de grupos vinculados a instituições públicas de ensino e pesquisa consideram alcançar maiores resultados diretos de pesquisa, tais como a produção de conhecimento e o desenvolvimento de competências técnicas e sociais; os grupos das Ciências Agrárias e das Ciências Exatas e da Terra são os que consideram produzir mais resultados concretos de pesquisa, tais como protótipos, artefatos, patentes, livros, etc. Após as análises, conclui-se que as principais contribuições desta pesquisa foram (a) apresentar indícios de validade de duas escalas no contexto de grupos de pesquisa e (b) identificar relações entre os fatores de competências gerenciais e de resultados de grupos de pesquisa, bem como entre estes e algumas variáveis sociodemográficas/funcionais.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleRelações entre competências gerenciais de líderes de grupos de pesquisa e resultados alcançadosen
dc.title.alternativeRelations between managerial skills of leaders of research groups and results achieveden
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordGrupos de pesquisaen
dc.subject.keywordCompetência gerencialen
dc.subject.keywordLiderança - estilosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19827-
dc.description.abstract1Leaders of research groups exert managerial skills, which affect the results achieved. In order to identify the relations between managerial skills of leaders and results of Brazilian research groups, this study referred to literature review, documentary research, evaluation of judges and pre-test, to improve preliminary versions of non-validated instruments about managerial skills and results in the context of research groups. By means of survey research, an electronic questionnaire was applied to a sample of 528 participants of research groups, 374 of them being leaders. Based on Exploratory Factor Analysis, it was possible to present evidences of validity of two scales: Mastery of managerial skills in research groups (with 50 items and 2 factors); and Results achieved by research groups (with 28 items and 3 factors). By the aid of the non-parametric tests, were statistically significant the differences found in managerial skills or in results of research groups, concerning sociodemographic and functional variables (sex, age, experience with research, leader’s bonding time with the group, CNPq’s productivity grant, postdoctoral accomplished by the leader and wide-ranging area of knowledge); and also concerning the level of mastery of managerial skills and the level of agreement with the achievement of results by the group. Lastly, among the results of the correlation analysis, some deserve to be highlighted: resource and people attraction competencies need to be fostered, once they are more correlated to achieving group results than to the other competencies related to people and research results management; female managers consider to master people and results competencies the most; earning a post-doctoral degree provides a better perception of mastery to attract resources and people; groups with more experient leaders consider to reach results of greater visibility and external repercussion; leaders of groups linked to public institutes of education and research consider to reach greater direct research results such as the production of knowledge and development of technical and social competencies; groups from Agricultural Sciences and Exact and Earth Sciences consider to product concrete research results the most such as prototypes, artifacts, patents, books, etc. After the analyses, it is concluded that the major contributions of this research are (a) presenting evidences of validity of two scales in the context of research groups and (b) identifying relations between the factors of managerial skills and of results of research groups, as well as between each another and some sociodemographic and functional variables.-
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