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Título: Formação docente : saberes mobilizados e produzidos no contexto do estágio supervisionado do instituto federal
Autor(es): Oliveira, Quitéria Costa de Alcântara
Orientador(es): Carvalho, Olgamir Francisco de
Assunto: Estágio supervisionado
Formação profissional
Formação de educadores
Data de publicação: 4-Abr-2016
Referência: OLIVEIRA, Quitéria Costa de Alcântara. Formação docente: saberes mobilizados e produzidos no contexto do estágio supervisionado do instituto federal. 2016. 145 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo é uma análise crítico-reflexiva sobre o estágio supervisionado como espaço de formação e desenvolvimento de saberes e habilidades fundamentais à docência, articulando teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem. O problema principal é saber em que medida o Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Licenciatura constitui-se como espaço de articulação entre teoria e prática e viabiliza o processo de formação profissional docente previsto pelas políticas nacionais para a educação. Este estudo analisou as licenciaturas em Ciências Biológicas e Computação, ofertadas pelo IFTO, Campus Araguatins (TO). A pesquisa mostrou-se relevante na busca de elementos para evidenciar a distância entre os paradigmas pedagógicos dominantes na atualidade e as proposições das políticas públicas educacionais, de um lado, e a prática docente existente, de outro. A metodologia utilizada assumiu uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritiva e documental. A coleta de dados realizou-se através da consulta de documentos legais normalizadores das políticas nacionais para formação de professores, dos projetos pedagógicos dos cursos, do regulamento de Estágio Curricular Supervisionado, assim como, da observação metódica, da realização de entrevista semiestruturadas e aplicação de questionário. Como técnica para discussão e análise dos dados, optou-se pela forma interpretativa entrecruzando-se à literatura pedagógica à luz das discussões de Pimenta (2009), Pimenta e Lima (2012), Rios (2010), Freire (2011), Campos (2007), Tardif (2012), Nóvoa (1995), Canário (2001), Piconez (2003), Gatti (2010), Libâneo (2010), Demo (2005), Chizzotti (2006) entre outros e da legislação educacional. Como culminância da pesquisa, foi construído um Documento Norteador do Estágio Supervisionado, visando a atender numa perspectiva dialética, a superação da dicotomia entre teoria e prática no exercício da profissão docente, vivenciada ao longo da história da educação brasileira. Portanto, com esse trabalho espera-se abrir espaço para novas discussões sobre políticas de formação inicial docente, implementadas através do estágio curricular supervisionado.
Abstract: This study is a critical and reflective analysis of the supervised internship as a training area and development of knowledge and skills fundamental to teaching, linking theory and practice in the teaching and learning process. The main problem is how far the Supervised Undergraduate Program is constituted as a space for articulation between theory and practice and enables the teacher training process provided by national education policies. This study analyzed the degrees in Biological Sciences and Computing, offered by IFTO, at the Campus of Araguatins (TO). The research has shown to be relevant in the search for elements to show the distance between the dominant pedagogical paradigms today and the proposals of educational policies on the one hand, and the existing teaching practice on the other. The methodology used took a qualitative approach, an exploratory-descriptive and documentary character. Data collection was done through the consultation of standard-legal documents of national policies for teacher training, pedagogical projects of the courses, the Supervised Curriculum Internship regulation, as well as the methodical observation, conducting semi-structured interview and application of questionnaire. The technique chosen for discussion and analysis of the data was interpretively intercrossing to the pedagogical literature according to the discussions of Pimenta (2009), Pimenta and Lima (2012), Rios (2010), Freire (2011), Campos (2007 ), Tardif (2012), Nóvoa (1995), Canário (2001), Piconez (2003), Gatti (2010), Libâneo (2010), Demo (2005), Chizzotti (2006) among others, and the educational legislation. As a culmination of the research, a guiding document of Supervised Training was built, aiming to meet a dialectical perspective, overcoming the dichotomy between theory and practice in the exercise of the teaching profession, experienced throughout the history of brazilian education. Therefore, this work is expected to open space for further discussions on initial teacher training policies, implemented through the supervised curriculum internship.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19842
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