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Título: Desempenho organizacional das micro e pequenas empresas localizadas em João Pessoa : estudo comparativo entre empresas que participam de redes de cooperação e empresas que não participam
Autor(es): Gomes, Ana Karla de Lucena
Orientador(es): Callado, Aldo Leonardo Cunha
Assunto: Desempenho organizacional
Micro e pequenas empresas (MPEs)
Redes de empresas
Data de publicação: 4-Abr-2016
Referência: GOMES, Ana Karla de Lucena. Desempenho organizacional das micro e pequenas empresas localizadas em João Pessoa: estudo comparativo entre empresas que participam de redes de cooperação e empresas que não participam. 2016. 113 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis)—Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Universidade de Brasília, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, João Pessoa, 2016.
Resumo: Tendo em vista a série de acontecimentos que advém da virada do século e que representam desafios para o mercado tornando sua dinâmica mais rápida, há a necessidade por parte das organizações de implementar práticas que possam assegurar a sua sobrevivência e competitividade. Especialmente nas micro e pequenas empresas (MPEs) em que a competição globalizada apresenta-se desvantajosa quando comparadas às médias e grandes empresas, é possível utilizar mecanismos que possibilitem a busca por diferenciais competitivos, a exemplo da inserção da empresa em uma rede de cooperação. Muitos são os estudos que reconhecem os motivos e benefícios das estratégias cooperativas, no entanto, poucos são os que se propõe a comparar o desempenho organizacional das empresas cooperadas versus as empresas que não participam de nenhuma relação interorganizaconal. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo verificar se as MPEs inseridas em redes horizontais de cooperação apresentam desempenho organizacional superior àquelas que atuam independente de qualquer relação interorganizacional, através da percepção do gestor. Por meio de uma survey com 67 MPEs inseridas em redes de cooperação e 154 MPEs não cooperadas analisou-se o desempenho organizacional com base na percepção do respondente a respeito de aspectos associados às medidas de desempenho: satisfação dos clientes; satisfação dos funcionários; crescimento da empresa; lucratividade da empresa e desempenho geral. Os resultados analisados por meio do teste de Mann-Whitney indicam que, de acordo com a percepção do gestor, as empresas inseridas em redes de cooperação apresentam desempenho organizacional maior quando confrontadas com as empresas não cooperadas. Adicionalmente, verificou-se que o fato de uma empresa ser de determinado segmento ou possuir certa quantidade de funcionários, influencia na ocorrência desta ser ou não uma MPE cooperada.
Abstract: In view of the series of events that came from the turn of the century and represent challenges for the market since it makes their dynamic faster, there is a need for organizations to implement practices to ensure their survival and competitiveness. Especially for micro and small enterprises (MSEs) in which the global competition presents disadvantageous when compared to the medium and large enterprises, it is possible to use mechanisms that enable the search for competitive advantages, such as the company's inclusion in a network of cooperation. There are many studies that recognize the reasons and the benefits of cooperative strategies, however, there are few that aims to compare organizational performance of cooperative companies versus companies that do not participate in any interorganizational relationship. Thus, this study aimed to verify if the MSEs inserted in horizontal cooperation networks have superior organizational performance to those that operate without any interorganizational relationship, through manager's perception. Through a survey with 67 MSEs inserted in cooperation networks and 154 MSEs not cooperated, it was analyzed the organizational performance based on the perception of the respondent regarding aspects associated with performance measures: customers satisfaction; employees satisfaction; growth of the company; company profitability and overall performance. The results analyzed using the Mann-Whitney test indicate, through manager's perception, that the companies entered into cooperation networks have higher organizational performance when compared to non-cooperative companies. Additionally, it was found that the fact of a company being part of a certain segment or having a certain number of employees, influences the occurrence of it to be or not a cooperative MSE.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—UnB/UFPB/UFRN, Programa MultiInstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19849
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