Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19857
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_BrunoSaboyaAragao.pdf3,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlfinito, Solange-
dc.contributor.authorAragão, Bruno Saboya de-
dc.date.accessioned2016-04-05T17:25:05Z-
dc.date.available2016-04-05T17:25:05Z-
dc.date.issued2016-04-05-
dc.date.submitted2016-01-28-
dc.identifier.citationARAGÃO, Bruno Saboya de. Fatores instrínsecos e sua influência na adoção de tecnologias : um estudo no mercado de livros eletrônicos. 2016. xiii, 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19857-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho foi analisar o consumidor do mercado de livros eletrônicos, mais especificamente a influência de características intrínsecas, a saber: valores humanos, consciência ambiental e formação de julgamento e significado do produto, na preferência por esse tipo de produto. Para tal, foi conduzida uma pesquisa quantitativa com amostra representativa da população brasileira, durante o mês de outubro de 2015. Para chegar-se ao objetivo final, foi necessária, primeiramente, a validação e tradução de uma escala de aceitação de tecnologia, além da análise dos dados relacionados a valores humanos, consciência ambiental e formação de significado e julgamento de livros eletrônicos. Os resultados mostraram uma forte relação entre valores humanos e consciência ambiental, porém a amostra estudada não demonstrou poder de predição das variáveis intrínsecas estudadas em relação à adoção de livros eletrônicos, no que tange sua facilidade de uso e sua utilidade percebidas, além da pretensão de uso do produto. Nota-se, a partir dos achados da pesquisa, que novos estudos são necessários no campo de adoção de tecnologias, tanto com foco em novas variáveis intrínsecas que possam explicar essa adoção quanto com foco em outros produtos relevantes ao tema.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleFatores instrínsecos e sua influência na adoção de tecnologias : um estudo no mercado de livros eletrônicosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordLivros eletrônicosen
dc.subject.keywordComportamento do consumidoren
dc.subject.keywordTecnologia - aspectos sociaisen
dc.subject.keywordValores humanosen
dc.subject.keywordConsciência ambientalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.01.D.19857-
dc.description.abstract1The objective of this research was to analyse the consumers from the e-book market, specifically the influence of intrinsic characteristics, namely: human values, environmental awareness and the formation of the product’s judgment and meaning, in the preference for that kind of product. For such, a quantitative research was conducted with a representative sample of the brazilian population, during October 2015. To get to the main objective, it was necessary, primarily, the validation and translation of a technology acceptance instrument, besides the human values, environmental awareness and judgment and meaning formation data. The results show a strong relation between human values and environmental awareness, however the studied sample did not showed prediction power of the intrinsic variables regarding the adoption of electronic books, in reference of the perceived ease of use, the perceived utility and the intention of use of the product. As such, based on the findings of this study, new studies are necessairy in the technology acceptance field, both with focus in new intrinsic variables that can explain this phenomenon, such in new products that are relevant to the theme.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.