Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/19859
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlbertoRobertoCosta.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeloso, Jorge das Graças-
dc.contributor.authorCosta, Alberto Roberto-
dc.date.accessioned2016-04-05T18:40:12Z-
dc.date.available2016-04-05T18:40:12Z-
dc.date.issued2016-04-05-
dc.date.submitted2015-12-09-
dc.identifier.citationCOSTA, Alberto Roberto. A escolarização do corpus negro: processos de docilização e resistência nas teorias e práticas pedagógicas no contexto de ensino-aprendizagem de Artes Cênicas em uma escola pública do Distrito Federal. 2015. 201 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19859-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2015.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho intitulado “A Escolarização do Corpus Negro: Processos de Docilização e Resistência nas Teorias e Práticas Pedagógicas no Contexto de Ensino-aprendizagem de Artes Cênicas em uma Escola Pública do Distrito Federal” se apresenta como fruto de minha experiência como estudante, como professor de Arte da escola pública do Distrito Federal e como sujeito negro que bebe nas fontes dos saberes da diáspora africana. Tem como objetivo analisar as relações sociorraciais nas teorias e práticas pedagógicas no ensino de Artes Cênicas em uma escola pública do DF examinando os processos de docilização dos corpos a partir da concepção que Foucault apresenta de corpos dóceis. A problemática apontada questiona como acontece a docilização do corpus negro na escola. Tem enfoque na relação entre as noções que embasam os processos educativos presentes nas manifestações culturais afro-brasileiras no intuito de apontar propostas pedagógicas de enfrentamento ao racismo. A condução teórico-metodológica da investigação se direciona para três eixos que atravessam transversalmente a temática: a contextualização histórico-social dos sujeitos no mundo pós-colonial, a escolarização do corpus vista sob a ótica das relações sociorraciais e a dimensão artística analisada sob o viés dos pressupostos da etnocenologia. A metodologia privilegia a trajetividade focada na etnografia que preza pela interpretação qualitativa das experiências vividas, tem como ponto de partida a observação e a análise dos sujeitos imersos em contextos de ensino-aprendizagem e valoriza as narrativas da comunidade escolar em uma escola pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA escolarização do corpus negro : processos de docilização e resistência nas teorias e práticas pedagógicas no contexto de ensino-aprendizagem de Artes Cênicas em uma escola pública do Distrito Federalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordDiáspora africanaen
dc.subject.keywordEscolas - Distrito Federal (Brasil)en
dc.subject.keywordArtes cênicas - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordEtnoecologiaen
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaisen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19859-
dc.description.abstract1This present work entitled “The Schooling of the Black Corpus: Process of docilization and Resistance in pedagogical theories and practices in the context of teaching and learning of Theatre in a public school in Distrito Federal” is presented as the result of my experience as a student, as a teacher of Art in a public school Art of the Distrito Federal as well as a black person who has gotten kowledge from the sources of the African diaspora. It aims to analyze the socio-racial relations in theories and pedagogical practices in education for the Theatre in DF public school analyzing the processes of docilization of bodies of Foucault’s conception. The problematization appointed question how the docilization the Black Corpus happens at school. It focuses on the relationship between the notions that support educational processes located in the African-Brazilian cultural events to show pedagogical proposals to confront racism. The theoretical and methodological conduction of the research is directed to three axles transversely crossing the theme: the historical and social context of the subjects in the post-colonial world, the schooling of the corpus seen from the perspective of socio-racial relations and the artistic dimension analyzed under the ethnoscenology perspective. The ethnographic methodology values qualitative interpretation of experiences. Has as a starting point the observation and analysis of the subject immersed in teaching and learning contexts and values the narratives of the school community in a public school of Primary Education of the Distrito Federal.-
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.