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dc.contributor.advisorMedeiros, Marcelo-
dc.contributor.authorNazareno, Luísa de Azevedo-
dc.date.accessioned2016-04-07T13:08:31Z-
dc.date.available2016-04-07T13:08:31Z-
dc.date.issued2016-04-07-
dc.date.submitted2016-02-03-
dc.identifier.citationNAZARENO, Luísa de Azevedo. Desigualdades regionais de renda no Brasil: potencial de queda por meio da educação. 2016. 54 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19878-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, 2016.en
dc.description.abstractO Brasil apresenta elevadas desigualdades regionais de renda, as quais podem ser explicadas, em grande medida, por diferenciais de salários. Dada a alta correlação entre salários e anos de estudo, bem como a defasagem escolar do Norte e do Nordeste em relação ao Centro-Sul, ganha força a hipótese de que as desigualdades regionais de renda poderiam ser reduzidas por meio de investimentos em educação nas regiões mais pobres. O presente trabalho testa tal hipótese, utilizando como técnica a decomposição de Juhn, Murphy e Pierce (1993) Os principais resultados indicam que, em termos proporcionais, as diferenças nas respostas às características dos indivíduos (parâmetros), são as parcelas mais importantes para explicar os diferenciais em remuneração entre todas as regiões e o Sudeste, com exceção do Centro-Oeste. Com isso, investir em educação sem alterar as respostas regionais teria um impacto limitado sobre as desigualdades regionais.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDesigualdades regionais de renda no Brasil : potencial de queda por meio da educaçãoen
dc.title.alternativeRegional income inequalities in Brazil : potential drop through educationen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordDesigualdade de rendaen
dc.subject.keywordDesigualdade socialen
dc.subject.keywordEducaçãoen
dc.subject.keywordConvergênciaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19878-
dc.description.abstract1Brazil is known by its great regional income inequalities, which can be largely explained by wage differentials. Due the high correlation between wages and education, and the education gap between the poorest regions (North and Northeast) and the richer (Southeast), the hypothesis that regional income inequalities could be reduced through investments in education in Brazil’s poorest regions becomes widely spread. This paper aims to test such hypothesis, using as technique the decomposition of Juhn, Murphy and Pierce (1993). The main results indicate that, in proportional terms, the differences between responses to individual characteristics (prices) are the most important explanations for the differences between mean wages among regions. Thus, investing in education without changing regional prices would have a limited impact on reducing regional inequalities.-
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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