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Título: Relevância do Programa Mulheres Mil para o capital social das participantes
Autor(es): Guerra, Suzana Curi
Orientador(es): Castioni, Remi
Assunto: Programa Mulheres Mil
Mulheres - condições sociais
Políticas públicas educacionais
Empoderamento feminino
Instituto Federal de Brasília
Data de publicação: 11-Abr-2016
Referência: GUERRA, Suzana Curi. Relevância do Programa Mulheres Mil para o capital social das participantes. 2016. 136 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O Programa Mulheres Mil é uma política educacional de qualificação profissional e formação cidadã. Nos seus itinerários formativos estão previstos, além dos conteúdos relacionados à área de formação, temas relativos à formação crítica com o objetivo de elevar a autoestima, a autonomia, o empoderamento e permitir o exercício da cidadania e de direitos. O objetivo desta pesquisa é investigar a relevância do Programa Mulheres Mil para o capital social das participantes do campus Taguatinga, do Instituto Federal de Brasília, e como o curso influenciou suas vidas. Nesta pesquisa, o capital social é tomado em sua forma positiva, representando o potencial de criação de redes de apoio para a consecução de objetivos comuns. Para responder à questão central, a pesquisa se insere no campo da educação e foi conduzida de forma qualitativa, por meio de entrevistas a sete egressas do curso que evidenciaram aspectos relacionados a várias áreas de suas vidas antes e depois da participação no Programa. O referencial teórico traz conceitos e visões sobre o capital social de diversos autores, articulados com capital econômico, humano e cultural; com a educação; com a família; com o papel das mulheres e com as políticas públicas. Esta articulação de conceitos permitiu maior compreensão sobre o Programa e a análise das entrevistas permitiu verificar que o Programa Mulheres Mil foi relevante para o capital social das alunas, tendo um efeito positivo em suas vidas nas categorias do capital social investigadas: empoderamento, relações sociais, relações pessoais e participação e cidadania. A pesquisa traz como contribuição técnica sugestões para a melhoria do Programa com a finalidade de ampliar as possibilidades de geração de capital social nas alunas.
Abstract: The Mulheres Mil Program is an educational policy of a professional qualification and citizenship formation. In its formations itineraries, themes related to the critical thinking have been foreseen, in addition to the training area content, in order to raise self-esteem, autonomy, empowerment and the ability to exercise the participant’s citizenship and rights. The research’s objective is to investigate the Program’s relevance to the social capital of participants in campus Taguatinga of the Federal Institute of Brasília, and how the course influenced their lives. In this research, the social capital is taken in its positive form, representing the potential for creation of supportive networks to build common goals. To answer the central question, the research enters in the educational field and was conducted qualitatively, using interviews that showed subjective aspects of seven recent grads of the Program, relating their realities before and after the experience. The theoretical reference brings several authors’ concepts and visions on social capital, linked to economic, human and cultural capital; also connecting it to education, family, the women’s role and public policies concepts. This articulation of concepts allowed greater understanding about the Program and the interviews’ analysis allowed verifying that the Mulheres Mil Program was relevant factor to the student’s social capital, having a positive effect on their lives on the categories that have been investigated: empowerment, social relationships, personal relationships, citizenship and democratic participation. The research brings as contributions, suggestions for the Program improvement with the purpose of broadening the possibilities of generating social capital in the students.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.19926
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