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Título: Jeitinho brasileiro tem jeito? o efeito do jeitinho brasileiro e da identidade moral no comportamento ético nas organizações
Autor(es): Resende, Marília Mesquita
Orientador(es): Porto, Juliana Barreiros
Assunto: Comportamento organizacional
Identidade brasileira
Moral
Ética profissional
Data de publicação: 12-Abr-2016
Referência: RESENDE, Marília Mesquita. Jeitinho brasileiro tem jeito? o efeito do jeitinho brasileiro e da identidade moral no comportamento ético nas organizações. 2015. viii, 107 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo geral dessa dissertação foi verificar o efeito do jeitinho brasileiro e sua interação com identidade moral no comportamento ético nas organizações. Três estudos foram realizados para alcançar este objetivo. O primeiro se propôs a realizar uma revisão bibliométrica da produção científica brasileira sobre comportamento ético nas organizações por meio de uma revisão sistemática da área. Os resultados apontaram uma discrepância entre a produção nacional e internacional e que a área ainda é incipiente no Brasil. Sugeriu-se que sejam aprofundados os conceitos de ética e que sejam realizadas mais pesquisas na área. No Estudo 2, a escala de identidade moral foi traduzida e testada no contexto brasileiro em uma amostra de 218 pessoas junto com medidas da sua rede nomológica. A escala apresentou uma estrutura bifatorial – internalização e simbolização – com propriedades psicométricas adequadas. A relação entre os construtos previstos foi parcial, mas sugere-se que a escala pode ser utilizada no Brasil para mensurar o fenômeno. O Estudo 3 propôs-se a avaliar o efeito da percepção do uso do jeitinho brasileiro e da identidade moral no relato de intenção de comportamento ético no trabalho. Participaram desse estudo 293 trabalhadores de organizações públicas e privadas. Os resultados indicaram uma relação positiva e significativa entre as facetas de identidade moral e comportamento ético e uma relação positiva e significativa de jeitinho brasileiro com comportamento antiético. Também foi observada uma interação entre percepção do uso do jeitinho brasileiro e identidade moral na predição de comportamento ético. Os três estudos contribuem para a ampliação do conhecimento sobre o fenômeno de comportamento ético nas organizações e possíveis variáveis que podem influenciá-lo no contexto brasileiro.
Abstract: The overall objective of this thesis was to investigate the effect of the Brazilian jeitinho and its interaction with moral identity on ethical behavior in organizations. Three studies were conducted to achieve this goal. The first one set out to make a bibliometric review of the Brazilian scientific production on ethical behavior in organizations through a systematic review of the area. The results showed a discrepancy between national and international production and that the area is still incipient in Brazil. It has been suggested the deepening of the concepts of ethics and that it should be conducted more researches in this area. In Study 2, the moral identity scale was translated and tested in the Brazilian context in a sample of 218 people along with measures of its nomological network. The scale presented a bifactorial structure – internalization and symbolization – with adequate psychometric properties. The relationship between the predicted constructs was partial, but we suggest that the scale can be used in Brazil to measure the phenomenon. Study 3 set out to evaluate the effect of the perception of the use of the Brazilian jeitinho and moral identity in reporting intention of ethical behavior at work. Participated in this study 293 workers from public and private organizations. The results showed a positive and significant relationship between the facets of moral identity and ethical behavior and a positive and significant relationship of Brazilian jeitinho with unethical behavior. An interaction between perception of the use of the Brazilian jeitinho and moral identity on ethical behavior prediction was also observed. The three studies contribute to the expansion of the phenomenon of ethical behavior in organizations and which possible variables can influence it in the Brazilian context.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Social e do Trabalho, Programa de Pós Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2015.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.19932
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