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2015_GabrielaGuimarãesStarlingdeSouza.pdf2,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMartinez Barrios, Vicente Carlos-
dc.contributor.authorSouza, Gabriela Guimarães Starling de-
dc.date.accessioned2016-04-13T21:29:23Z-
dc.date.available2016-04-13T21:29:23Z-
dc.date.issued2016-04-13-
dc.date.submitted2015-08-21-
dc.identifier.citationSOUZA, Gabriela Guimarães Starling de. Cor, matéria e espacialidade: considerações sobre pintura. 2015. 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/19946-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-graduação em Arte, 2015.en
dc.description.abstractA presente dissertação é o resultado de um aprofundamento nos aspectos processuais e conceituais de minha pesquisa artística, a qual aborda a pintura sob o enfoque espacial, matérico e cromático. A investigação de procedimentos como a colagem e a assemblage tornam-se pertinente pela ênfase dada aos procedimentos de montagem e combinação de materiais provenientes de diversos contextos. O conceito de bricolagem formulado pelo antropólogo Claude Lévi-Strauss (1962) e trazido para o contexto das artes plásticas pelo semioticista Jean-Marie Floch complementa o aspecto conceitual da colagem e da assemblage como estratégias de reconstrução de significados. A semiótica visual, que tem como referência o autor A. J. Greimas (1984), é um dos pilares teóricos desse trabalho, o qual aborda a obra de arte como um texto e privilegia o fazer interpretativo e o ponto de vista do sujeito na construção do objeto de pesquisa.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleCor, matéria e espacialidade : considerações sobre pinturaen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordSemiótica - artesen
dc.subject.keywordPinturaen
dc.subject.keywordCromatinaen
dc.subject.keywordArtes plásticasen
dc.subject.keywordBricolagem (Artes)en
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.19946-
dc.description.abstract1This dissertation is the result of an in-depth analysis of the procedural aspects and conceptual aspects of my artistic research, which addresses the paint under the focus space, material and color. The research procedures such as collage and assemblage become relevant by the emphasis given to assembly procedures and combination of materials from different contexts. The concept of bricolage formulated by anthropologist Claude Levi-Strauss (1962) and brought to the context of the arts by semiotician Jean-Marie Floch complements the conceptual aspect of bonding and the assemblage as strategies for reconstruction of meanings. The Visual Semiotics, which has as a reference the author A. J. Greimas (1984), is one of the pillars of this theoretical work, which deals with the work of art as a text and favors make interpretative and the point of view of the subject in the construction of the research object.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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