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Título: Em nome de patrimônio : representações e apropriações da cultura na cidade de Goiás
Autor(es): Tamaso, Izabela Maria
Orientador(es): Woortmann, Klaas Axel Anton Wessel
Assunto: Patrimônio cultural
Apropriação cultural
Centro histórico
Memória social
Patrimônio mundial
Data de publicação: Set-2007
Referência: TAMASO, Izabela Maria. Em nome de patrimônio: representações e apropriações da cultura na cidade de Goiás. 2007. 787 f. Tese (Doutorado em Antropologia Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Esta tese apresenta o processo de patrimonialização da cidade de Goiás (GO), no decorrer da segunda metade do século XX, tendo como marco inicial os primeiros tombamentos efetuados pela Secretaria de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) durante a década de 1950 e findando no momento da outorga do título de patrimônio mundial em 2001, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Fontes documentais (jornais e processos de tombamento) somadas à etnografia permitiram identificar as representações e as apropriações dos vilaboenses de seus bens culturais (lugares, edificações, objetos, celebrações etc.) e das políticas e práticas engendradas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Este trabalho realiza uma antropologia do sistema patrimonial da cidade de Goiás à medida que (1) analisa o debate cultural que tem efeito por meio das estratégias e táticas acionadas pelos agentes do patrimônio e pelos moradores da cidade, no que tange aos patrimônios privados, públicos e religiosos; (2) interpreta as contradições e os conflitos inerentes às práticas de preservação dos patrimônios, sobretudo com relação às ações de tombamento e às obras de restauro; (3) descreve e analisa as fronteiras e as exclusões operadas pelo processo de patrimonialização, o qual colaborou sobremaneira para a cisão da área urbana em centro histórico e periferia; (4) analisa especialmente as ações de apropriação e expropriação empreendidas em nome do patrimônio tanto por agentes locais quanto externos à cidade; (5) apresenta o cotidiano, as festas e as celebrações dos vilaboenses circunscritos às políticas e práticas patrimoniais. A observação do debate cultural na prática social permitiu identificar os contrastes entre os ideais históricos e estéticos da burocracia estatal (IPHAN), dos agentes internacionais (International Council on Monuments and Sites – ICOMOS e UNESCO) e dos agentes locais do patrimônio (elite cultural) de um lado e de outro, as histórias pessoais e familiares incrustadas em ruas e becos, pontes e largos, paredes de taipa, adobe ou pau-a-pique das residências da antiga Vila Boa de Goiás. _________________________________________________________________ ABSTRACT
This thesis presents the heritage process the city of Goiás, located in the state of Goiás, in the Midwestern Region of Brazil, underwent in the second half of the twentieth century. This process was initiated by the first declarations carried out by the National Secretary of Historical and Artistic Heritage (Secretaria de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN) in the 1950s, and ended in 2001, when the title of World Heritage Site was granted to the city by the United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO). Documents (newspapers and heritage processes) and ethnography allowed for the identification of the representations and appropriations by the local people of their cultural legacies (places, buildings, objects, celebrations, and so on) as well as the policies and practices generated by the National Institute of Historical and Artistic Heritage (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN). This study performs an anthropology of the heritage system of the city of Goiás by (1) analyzing the cultural debate that has effects through the strategies and tactics used by the heritage agents and the people who live in the city regarding the private, public, and religious heritages; (2) interpreting the contradictions and conflicts connected to the practices of heritage preservation, mainly related to the heritage process and the restoration work; (3) describing and analyzing the frontiers and the exclusions promoted by the heritage process, which greatly contributed to the division of the urban area into historical center and outskirts; (4) analyzing especially the actions of appropriation and expropriation carried out in the name of the heritage either by local or foreign agents; (5) presenting the local people‘s everyday life, festivities, and celebrations circumscribed to the heritage policies and practices. The observation of the cultural debate in the social practice permitted the identification of the contrasts between the historical and esthetical ideals of the state burocracy (IPHAN), the international agents (International Council on Monuments and Sites – ICOMOS and UNESCO) and the local heritage agents (cultural elite) on the one hand and, on the other, the personal and family histories encrusted in the streets and alleys, bridges and public squares, wattle and daub or adobe walls of the residences of the antique Vila Boa de Goiás.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Sociais (ICS)
Departamento de Antropologia (ICS DAN)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2007.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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