DC Field | Value | Language |
dc.contributor.advisor | Martins, Leila Chalub | - |
dc.contributor.author | Marra, Thais | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-25T12:40:12Z | - |
dc.date.available | 2016-04-25T12:40:12Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-25 | - |
dc.date.submitted | 2007 | - |
dc.identifier.citation | MARRA, Thais. A educação ambiental no ensino fundamental: novas
dimensões a partir da teoria da complexidade. 2007. 140, [26] f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável)—Universidade de Brasília, Brasília, 2007. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20007 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, 2007. | en |
dc.description.abstract | A presente pesquisa, de caráter exploratório, propõe-se a transformar a obra de Edgar Morin “Os sete saberes necessários à Educação do futuro” em prática pedagógica, para uma turma de quarta série do ensino fundamental. Busca responder ao desafio de uma proposta de Educação Ambiental emancipatória para a educação formal. Apoiou-se nos princípios da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade no ensino. Os antecedentes históricos da Educação Ambiental estão inseridos nesta pesquisa com o propósito de demonstrar como sua trajetória no Brasil e no mundo, iniciada em meados de 1960, garantiu seu espaço nas políticas públicas. As entrevistas concedidas pelos representantes da Educação Ambiental no MEC e MMA fizeram parte desse estudo, sinalizando que é possível fazer uma política pública articulada com uma meta em comum: desenvolver ações em conjunto, fortalecendo o campo da Educação Ambiental em âmbito local e nacional. Uma das reflexões que este estudo traz, portanto, sobretudo aos educadores, é fazer perceber que a Educação Ambiental está muito além de projetos, intervenções e reflexões acerca de temas abordados, referentes as questões ambientais. Incentivada pelo processo de construção do sujeito ecológico, a Educação Ambiental, estará próxima do novo fazer pedagógico, em busca da mudança de paradigma na educação. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | A educação ambiental no ensino fundamental : novas dimensões a partir da teoria da complexidade | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | en |
dc.subject.keyword | Ecologia - ética ambiental | en |
dc.subject.keyword | Complexidade (Filosofia) | en |
dc.subject.keyword | Ecologia humana | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.description.abstract1 | The main objective of the present research is to transform the study of Edgar Morin called “The seven understandings necessaries to Education of the Future”1 into pedagogical practices, for a group of fourth scholar class of basic education. This is a search to answer the challenge of a proposal of an emancipationist educational environment for the formal teaching. This study was based in the principles of interdisciplinary, transdisciplinary and transversality in education. The historical antecedents of the Environmental Education are introduced in this research with the intention to demonstrate how its trajectory in Brazil, and in the world, by 1960 middle, guaranteed its space in the public politics. The interviews granted by representatives of the Environmental Education in MEC (Brazil’s Ministry of Education) and MMA (Brazil’s Ministry of Environment) were also used in this study, indicating that is possible to make one articulated public politics with one common goal: develop actions altogether, stimulating the field of the Environmental Education in local and national scopes. Therefore, a thought that this paper can introduce, mainly to the educators, is that the Environmental Education is much more than projects, interventions and suggestions concerning the introduced subjects, referring to the environment questions. Stimulated by the process of construction of the ecological citizen, the Environmental Education will be next to the pedagogical new way, in search for the change of education’s paradigm. | en |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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