Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20165
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_RobertoRicardoSantosdeAmorim.pdf5,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martins-
dc.contributor.authorAmorim, Roberto Ricardo Santos de-
dc.date.accessioned2016-05-11T11:21:56Z-
dc.date.available2016-05-11T11:21:56Z-
dc.date.issued2016-05-11-
dc.date.submitted2016-03-29-
dc.identifier.citationAMORIM, Roberto Ricardo Santos de. Batucadeiros: educação musical por meio da percussão corporal. 2016. 179 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20165-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.en
dc.description.abstractO presente trabalho investigou a educação musical com crianças e adolescentes no contexto de um projeto social localizado na Região Administrativa Recanto das Emas, no Distrito Federal. Teve como objetivo principal investigar o processo educativo musical por meio da percussão corporal no projeto Batucadeiros. O trabalho foi dividido em cinco capítulos, a saber: O capítulo 1 investigou o fenômeno da percussão corporal, contextualizando sua presença no âmbito da formação das culturas brasileiras, no processo de colonização portuguesa a partir da influência das raízes indígenas e africanas. O capítulo 2 pesquisou o corpo na educação musical, no contexto de uma sociedade escolarizada, e os processos de descorporalização da humanidade no processo civilizatório. O capítulo 3 trata da metodologia, e os capítulos 4 e 5, da análise dos dados. O referencial teórico está fundamentado, na abordagem histórico-cultural, que parte da compreensão da música como atividade humana possível de ser vivenciada por todos. A abordagem metodológica tem por procedimento a pesquisa colaborativa e dialógica, com participação de todos envolvidos do projeto Batucadeiros, tendo como instrumento principal as Rodas de Batuques e Conversas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleBatucadeiros : educação musical por meio da percussão corporalen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordEducação musicalen
dc.subject.keywordAtividade musicalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20165-
dc.description.abstract1This present work has investigated the music education with children and adolescents in the context of a social project localized in Recanto das Emas, Distrito Federal. Had as main objective to investigate the educational process by means of body percussion in project Batucadeiros. The work was divided in five chapters: Chapter one: Investigated the phenomenon of body percussion contextualizing his presence with the Brazilian culture, in the process of Portuguese colonization from the influence of indigenous and African roots. The second chapter has researched the body music education, in the context of an educated society and the human discorporealization process in the process of civilization.Chapter three talks about the methodology, and chapters four and five talks about data analysis. The theoretical framework is based on historical and cultural approach, that part of the understanding of music as a human activity that can be experienced by all. The methodological approach is collaborative and Dialogic, with the participation of all those involved in the Batucadeiro's project, having as main instrument the conversation circles.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.