Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20215
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_JonatasMaiadaCosta.pdf954,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGonzález Rey, Fernando Luis-
dc.contributor.authorCosta, Jonatas Maia da-
dc.date.accessioned2016-05-13T15:10:01Z-
dc.date.available2016-05-13T15:10:01Z-
dc.date.issued2016-05-13-
dc.date.submitted2016-03-03-
dc.identifier.citationCOSTA, Jonatas Maia da. Subjetividade, educação física e saúde mental: desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS. 2016. 163 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20215-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.en
dc.description.abstractEste estudo constitui-se numa pesquisa vinculada ao Programa de Pós-graduação Stricto-Sensu da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - PPGE/UnB, na linha de pesquisa “Escola, aprendizagem, ação pedagógica e subjetividade na educação”, circunscrito ao eixo de interesse “O sujeito que aprende, processos de aprendizagem e saúde”. Produz uma investigação no campo da Saúde Pública, especificamente tomando como lócus de pesquisa os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), na tentativa de entender os sentidos subjetivos da atuação do professor de Educação Física que integra uma equipe multiprofissional no interior de um projeto terapêutico e que objetiva cuidar de sujeitos que apresentam transtornos psíquicos. Opta pela Teoria da Subjetividade de González Rey como referencial teórico da pesquisa. Metodologicamente a pesquisa se estrutura a partir da Epistemologia Qualitativa (GONZÁLEZ REY, 2005), no qual se enaltece a elaboração teórica a partir de uma abordagem construtivo-interpretativa. Destacam-se aspectos que aludem para a necessidade da atuação de professores de educação física deslocar a centralidade do processo para os sujeitos que vivem as práticas corporais em meio a um contexto relacionado à saúde mental, de forma a contemplar a possibilidade de emergência da subjetividade dos sujeitos-usuários do CAPS. Defende-se que a Teoria da Subjetividade numa perspectiva cultural-história promove uma abertura alternativa para o debate epistemológico e a produção de conhecimento científico em educação física, mormente em sua interface com as ciências humanas e sociais.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleSubjetividade, educação física e saúde mental : desdobramentos educativos em face à emergência dos sujeitos nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPSen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordEducação físicaen
dc.subject.keywordSubjetividadeen
dc.subject.keywordSaúde públicaen
dc.subject.keywordSaúde mentalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.20215-
dc.description.abstract1This study constitutes a linked research to Stricto-Sensu Postgraduate Program of the Faculty of Education, University of Brasília - PPGE / UnB in the line of research "School, learning, pedagogical action and subjectivity in education", confined to the axis of interest "The guy who learns, learning processes and health." It produces research in the field of public health, specifically taking as research locus Psychosocial Care Centers (CAPS) in an attempt to understand the subjective meanings of the performance of a physical education teacher who is part of a multidisciplinary team within a therapeutic project and which aims to care for individuals who have mental disorders. Opts for Subjectivity Theory of González Rey as theoretical research framework. Methodologically the research is structured from the Qualitative Epistemology (GONZÁLEZ REY, 2005), in which he extols the theoretical elaboration from a constructive-interpretative approach. A key aspect that allude to the need for performance of physical education teachers displace the centrality of the process for the subjects living bodily practices in a context related to mental health in order to contemplate the possibility of the emergence of subjectivity of subject-users CAPS. It is argued that the theory of subjectivity in a cultural-historical perspective promotes an alternative opening to the epistemological debate and the production of scientific knowledge in physical education, especially in its interface with the human and social sciences.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.