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2016_YadianMenéndezRosales.pdf10,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorDurand Farfán, Raúl Darío-
dc.contributor.authorMenéndez Rosales, Yadian-
dc.date.accessioned2016-05-24T17:43:07Z-
dc.date.available2016-05-24T17:43:07Z-
dc.date.issued2016-05-24-
dc.date.submitted2016-03-28-
dc.identifier.citationMENÉNDEZ ROSALES, Yadian. Análise numérico-experimental do comportamento da aderência aço-concreto. 2016. xvii, 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20382-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016.en
dc.description.abstractA aderência é uma das características fundamentais do funcionamento do concreto armado como material estrutural, através da qual se transmitem esforços do concreto para o aço. Durante os últimos anos, várias pesquisas vêm estudando este fenômeno com a finalidade de estabelecer e determinar os parâmetros que permitam expressar a evolução da tensão de aderência em função do deslizamento da barra. Por outro lado, a criação e validação de modelos numéricos é de grande importância. Através da simulação numérica torna-se possível mensurar a influência de diferentes parâmetros e condições nas estruturas, em tempo reduzido. Este trabalho faz um estudo experimental das propriedades do contato aço-concreto, de forma que as mesmas possam ser utilizadas em modelos numéricos. Para este fim, inicialmente foram realizados ensaios de arrancamento direto em laboratório utilizando corpos de prova com diferentes geometrias e diferentes diâmetros de barra. Posteriormente, após a identificação dos parâmetros necessários à modelagem numérica foram realizadas simulações utilizando o Método dos Elementos Finitos de forma a verificar os resultados numéricos com os experimentais. Por outro lado, após uma série de análises, observou-se que o modelo numérico proposto conseguiu reproduzir com sucesso as principais características do arrancamento, especialmente antes da ruptura.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAnálise numérico-experimental do comportamento da aderência aço-concretoen
dc.title.alternativeNumercal and experimental analisys steel-concrete bond behavioren
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordConcreto - estruturasen
dc.subject.keywordAço - estruturasen
dc.subject.keywordMétodo dos elementos finitosen
dc.subject.keywordConcreto armado - aderênciaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.03.D.20382-
dc.description.abstract1The bond strength between steel and concrete is the main feature of reinforced concrete as structural material. Through it, the stresses are transferred from the concrete to the steel. During the last years, several investigations have been studying this phenomenon working to establish and to determine the parameters that define the evolution of bond stresses according to the rebar slipping. On the other hand, the development and validation of numerical models is also important. This allows estimating the influence of different parameters and conditions in a structure in reduced time. This work uses experimental results and numerical simulations to study the steel-concrete interface in order to find parameters to be used in structural analyses. For this purpose, pull-out tests were performed in laboratory using samples with different geometries and rebar diameters. After the identification of the most important parameters, numerical simulations using the Finite Element Method were performed with the aim to compare numerical and experimental results. After a series of analysis, it was observed that the simple proposed numerical model reproduces successfully main features of a pull-out test especially before bond failure.-
dc.description.unidadeFaculdade de Tecnologia (FT)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civilpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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