Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20390
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_RendisleyAristótelesdosSantosPaiva.pdf12,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAmorim, Ronni Geraldo Gomes de-
dc.contributor.authorPaiva, Rendisley Aristóteles dos Santos-
dc.date.accessioned2016-05-24T21:06:26Z-
dc.date.available2016-05-24T21:06:26Z-
dc.date.issued2016-05-24-
dc.date.submitted2015-10-30-
dc.identifier.citationPAIVA, Rendisley Aristóteles dos Santos. A importância do uso de cartuns como ferramentas auxiliares no ensino de conceitos de mecânica quântica no ensino médio. 2015. 87 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20390-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2015.en
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos nossos resultados a acerca do uso de cartuns no aprendizado de conceitos de Mecânica Quântica no ensino médio. Os cartuns utilizados foram de autoria própria e o conjunto de cartuns constituiu uma revistinha de quadrinhos intitulada “Eletron no mundo quântico”. As histórias contidas nos cartuns narram as aventuras e descobertas de um garoto num mundo onde se realça as regras da Mecânica Quântica. Os cartuns devem ser utilizados como complementos às aulas tradicionais, levando os estudantes a estabelecerem analogias entre as histórias e os fenômenos de natureza quântica. Os resultados qualitativos e quantitativos mostraram um significante impacto no aprendizado destes conceitos quando comparados com o método tradicional de ensino em sala de aula.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA importância do uso de cartuns como ferramentas auxiliares no ensino de conceitos de mecânica quântica no ensino médioen
dc.title.alternativeThe importance of the use of cartoons as auxiliary tool in teaching quantum mechanics concepts in high schoolen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordHistórias em quadrinhos - Brasilen
dc.subject.keywordAprendizagem significativaen
dc.subject.keywordEnsino de ciênciasen
dc.subject.keywordFísica quânticaen
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensino - ensino médioen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.20390-
dc.description.abstract1In this work we show our results of research about concepts of Quantum Mechanics applied in high school by means of cartoons. The cartoons used were made by ourselves and the cartoons set constituted a comic entitled “Eletron in the quantum world”. The stories contained in cartoons narrates the adventures and discoveries of a boy in a world where are applied Quantum Mechanics rules. The cartoons should be used as supplements to traditional classes, where students establish analogies between the stories and the phenomena of quantum nature. The results qualitative and quantitative showed that the use of cartoons has a significant impact on learning these concepts compared with traditional methods applied in classroom.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.