Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20433
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThiagoRodriguesdaSilvaBahé_PRODUTO.pdfProduto953,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2015_ThiagoRodriguesdaSilvaBahé.pdfDissertação1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBeaklini Filho, José Felippe-
dc.contributor.authorBahé, Thiago Rodrigues da Silva-
dc.date.accessioned2016-05-26T16:44:50Z-
dc.date.available2016-05-26T16:44:50Z-
dc.date.issued2016-05-26-
dc.date.submitted2015-12-11-
dc.identifier.citationBAHÉ, Thiago Rodrigues da Silva. Desenvolvimento de guias didáticos para a utilização de objetos de aprendizagem. 2015. viii, 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20433-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação em Física, 2015.en
dc.description.abstractAo desenvolver este projeto pensamos oferecer para os professores do ensino médio, em especial os professores de Física que, envolvidos em diversas atividades didáticas e administrativas, pudessem se beneficiar de material instrucional para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, e especialmente voltado para aqueles professores que não dominam adequadamente uma tecnologia digital, como os programas utilizados para simular fenômenos e registrar dados. O objetivo deste trabalho é propor um material didático no formato de guias, baseados na utilização de Objetos de Aprendizagem. Cada guia apresenta: uma discussão teórica sobre o assunto abordado no objeto de aprendizagem selecionado, sugestões para que o professor possa usufruir da ferramenta multimídia que estiver à sua disposição e sugestões de materiais que possam enriquecer o trabalho de sala de aula. Neste projeto, utilizamos Objetos de Aprendizagem sobre o Fenômeno do Batimento, o Princípio de Pascal e o Ciclo de Carnot. Os guias desenvolvidos foram aplicados em sala de aula seguindo o planejamento previsto para cada série. Os registros e relatos dessas experiências foram utilizados para aprimorar os materiais desenvolvidos e os resultados estão apresentados neste trabalho.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleDesenvolvimento de guias didáticos para a utilização de objetos de aprendizagemen
dc.title.alternativeDeveloping of classroom guides based on the use of learning objectsen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordFísica - estudo e ensino - ensino médioen
dc.subject.keywordEnsino de ciênciasen
dc.subject.keywordSoftwares educativosen
dc.subject.keywordObjetos de aprendizagemen
dc.subject.keywordMaterial didático - ciênciaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.12.D.20433-
dc.description.abstract1When developing this project we sought to offer high school teachers, especially those physics teachers, involved in various teaching and administrative activities, that could benefit from instructional material to assist the teaching and the learning process especially facing those teachers who fail to dominate a digital technology, such as the programs used to simulate phenomena and to record data. The objective of this paper is to propose an instructional guide material, focused on the use of learning objects. Each guide presents a theoretical discussion of the subject addressed by the selected learning objects, suggestions for the teacher to take advantage of the available multimedia tool and suggestions for materials that can enrich classroom work. In this project, we use Learning Objects on the Phenomenon of the beat, the Pascal principle and the Carnot cycle. Developed guides were applied in the classroom following the proposed planning for each series. The records and accounts of these experiences were used to improve the materials developed and its results are presented here.-
dc.description.unidadeInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Física, Mestrado Profissionalizantept_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.