http://repositorio.unb.br/handle/10482/20524
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_PatríciadaSilvaFiuzaPina.pdf | 3,43 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Diagnóstico qualidade do processo do projeto com foco na comunicação e integração entre agentes : FAPP, uma ferramenta de apoio |
Autor(es): | Pina, Patrícia da Silva Fiuza |
Orientador(es): | Blumenschein, Raquel Naves |
Assunto: | Processo produtivo Ferramenta de apoio Relações de trabalho Recursos humanos Metodologia |
Data de publicação: | 26-Mai-2016 |
Data de defesa: | 28-Ago-2015 |
Referência: | PINA, Patrícia da Silva Fiuza. Diagnóstico qualidade do processo do projeto com foco na comunicação e integração entre agentes: FAPP, uma ferramenta de apoio. 2015 184 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | Esta pesquisa propõe o desenvolvimento e aplicação de uma ferramenta de apoio (FAPP) para diagnosticar a qualidade no processo produtivo do projeto, contribuindo com a comunicação e integração entre os agentes envolvidos. A metodologia utilizada fundamenta-se nos princípios do fortalecimento do processo de aprendizado e na integração dos agentes envolvidos no processo do projeto em função do reconhecimento dos gargalos do ciclo do processo produtivo do projeto (CPPP). Desta forma, foi necessário identificar, classificar e aprofundar-se nessas falhas que expõem arbitrariedades do processo do projeto, identificar pontos críticos do ciclo produtivo na qual está inserido e as relações entre clientes e suas responsabilidades, sempre mantendo o foco nos recursos humanos e no fluxo de informações a fim de obter uma análise daquilo que é essencial para uma mudança organizacional efetiva. Com esta fundamentação foi possível desenvolver também a metodologia específica para o desenvolvimento e a aplicação da FAPP. O seu desenvolvimento apresenta como resultado a adaptação das escalas globais utilizadas e a hierarquização dos grupos e subgrupos que a compõem: "documentos do plano do projeto", "documentos das fases II e III do projeto", e "qualidade do processo do projeto". A sua aplicação permitiu diagnosticar os processos produtivos dos projetos em empresas do Distrito Federal e identificar as diretrizes e ações compatíveis para fortalecer esses processos. O maior benefício desse trabalho é o fortalecimento do aprendizado nas empresas de projeto com a revisão do seu processo de projeto e a possibilidade de realimentá-los com planos ou ações que são indicados por diretrizes de acordo com cada gargalo. As cinco empresas participantes na aplicação da ferramenta desenvolvida foram selecionadas por critérios estabelecidos e foram avaliadas a partir da relação entre graus de formalidade e importância das atividades ou serviços desenvolvidos, bem como pelas disparidades entre esses registros. Verificou-se que as fragilidades comuns concernem à integração entre agentes, capacitação técnica em campos específicos, momento de tomada de decisões e fluxo de informações. Os resultados confirmam que as fragilidades nos processos de realimentação do projeto, com enfoque nos clientes internos e final e nas lições aprendidas destacam um processo produtivo atrasado em relação ao processo de aprendizado e que a ferramenta desenvolvida pode ser utilizada pelas empresas como orientação para desenvolver as suas próprias ações, mais racionalizadas e efetivas em busca da qualidade. |
Abstract: | This research proposes the development and the application of a support tool (PPST) to diagnose the quality on the productive process of the project which contributes to the communication and the integration of the involved agents. The methodology used has its foundation on the principles of the empowerment of the learning process and the integration of the involved agents on the project process, in function of the recognition of the bottlenecks on the productive process cycle of the project (PPCP). This way, it was necessary to identify, classify and deepen on these failures which expose the arbitrarinesses of the project process, to identify critical points of the productive cycle on where it is inserted and the relations among customers and their responsibilities, always keeping focus on the human resources and the information flow in order to get an analysis of what is essential for an effective organizational change. With this foundation it was possible to also develop the specific methodology for the development and the application of the PPST. Its development presents as a result the adaptation of the global scales used and the hyerarchization of the groups and subgroups which composes it: 'documents of the project plan', 'documents of the phases II and III of the project', and 'quality of the project process'. Its application permits to diagnose the productive processes of the projects on companies from the Distrito Federal and to identify compatible directives and actions to empower these processes. The biggest benefit of this work is the empowerment of the learning on the project companies with the revision of their project process and the possibility of feedback with plans or actions indicated by directives according to each bottleneck. The five companies which participated on the application of the developed tool were selected by established criteria and were evaluated from the relation between the degrees of formality and the importance of the developed activities or services, as well as by disparities among these records. It was verified the common weaknesses concern to the integration among agents, technical capacity on specific fields, decision making moments and information flow. The results confirm the weaknesses on the project feedback processes, with emphasis on the internal and final customers and on the learned lessons highlight a delayed produtive process related to the learning process and the developed tool can be used by theses companies as a guidance to develop their own actions, more rationalized and effective on the search of the quality. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2015. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2015.08.D.20524 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.