Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20541
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FabíolaSilvaGomes.pdf18,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O compromisso de casar e o desejo de amar : experimentos existenciais entre jovens abastados na cidade de Nova Délhi
Autor(es): Gomes, Fabíola Silva
Orientador(es): Borges, Antonádia Monteiro
Assunto: Amor
Sexualidade
Casamento
Nova Délhi - Índia
Data de publicação: 26-Mai-2016
Referência: GOMES, Fabíola Silva. O compromisso de casar e o desejo de amar: experimentos existenciais entre jovens abastados na cidade de Nova Délhi. 2015. 356 f., il. Tese (Doutorado em Antropologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Esse trabalho versa sobre experimentos existenciais de jovens abastados na cidade de Nova Délhi em relação ao romance e à sexualidade. A tese enfoca uma fase liminar na vida dessas pessoas, a saber, os anos que antecedem o matrimônio em que às expectativas sobre o casamento - ideal e normativamente arranjado -, somam-se, em muitos casos, romances pré-conjugais proibidos e ocultados dos pais. O modo como os jovens valorizam ou não o amor como prelúdio ao casamento tem destaque na investigação que também visa refletir sobre o papel desempenhado pelas experiências dos namoros entre os interlocutores da pesquisa nos processos de individuação em sua formação como pessoas.
Abstract: The present work is about existential experiments carried out by wealthy youngsters living in New Delhi regarding romance and sexuality. The thesis focuses on a liminal period of these young persons lives, which are the years immediately before marriage. While living the expectations and anxieties concerning the marital alliance a number of these persons experience tabooed and secret pre-marital romances hidden from parents and community, since marriages are ideally and normatively arranged. The positive valorisation of the idea of love as a prelude for marriage to some of these youngsters deserved a prominent attention in the investigation that is also aimed to analyse how the romances experienced by the interlocutors in the fieldwork play a role in the individuation process in their formation as persons.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.T.20541
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.