Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/20738
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_FlávioAugustoMartino.pdf1,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTorres, Cláudio Vaz-
dc.contributor.authorMartino, Flávio Augusto-
dc.date.accessioned2016-06-15T21:38:49Z-
dc.date.available2016-06-15T21:38:49Z-
dc.date.issued2016-06-15-
dc.date.submitted2016-04-19-
dc.identifier.citationMARTINO, Flávio Augusto. Seleção de um banco principal por prefeitos municipais: a influência de valores individuais e benefícios esperados. 2016. 109 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20738-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é medir a influência dos valores individuais dos prefeitos municipais na predição dos benefícios esperados na escolha da principal instituição financeira de sua prefeitura, moderada por variáveis sociodemográficas. Para alcançar este objetivo, foram pesquisados os valores dos prefeitos por meio da escala de Torres, Schwartz e Nascimento (2016), seguido do tratamento estatístico dos dados, foi realizada a análise dos componentes principais da escala de 33 atributos para escolha de um banco principal, seguido, então, de regressão simples que envolvem as variáveis valores (independente) e benefícios (dependente), bem como a moderação de variáveis intervenientes faixa etária e nível de escolaridade dos prefeitos, e região geográfica e vocação dos municípios. O instrumento de coleta de dados foi adaptado para a realidade de clientes bancários do setor público, com base na revisão das teorias de Militello (1984), Richardson e Robinson (1986) e Turnbull e Gibs (1987;1989). Como resultado, foram verificados três construtos: Relacionamento, Especialização e Conveniência, em consonância com os autores abordados. Foi utilizada uma amostra de 203 prefeitos municipais, coletada no período de maio a novembro de 2015. A análise fatorial exploratória, que resultou em três fatores, após a regressão com os valores dos prefeitos encontrou valores de R2 com explicações pontuais, tanto na relação valores e benefícios quanto nas relações influenciadas pelas moderações.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleSeleção de um banco principal por prefeitos municipais : a influência de valores individuais e benefícios esperadosen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordValores humanosen
dc.subject.keywordConsumidoresen
dc.subject.keywordBancáriosen
dc.subject.keywordBenefícios fiscaisen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.20738-
dc.description.abstract1The objective of this study is to measure the influence of individual values of municipal mayors in the prediction of the expected benefits in choosing the main financial institution of city hall, moderated by sociodemographic variables. To accomplish this, the values of the mayors were surveyed by Torres, Schwartz and Nascimento (2016) scale, followed by statistical processing of data, performed the analysis of the main components of the scale of 33 attributes for choosing a major bank, then followed simple regression involving the variable values (independent) and benefits (dependent), and the moderation age intervening variables and level of education of mayors, and geographic region and vocation of municipalities. The data collection instrument was adapted to the reality of banking customers in the public sector, from the review of the theories of Militello (1984), Richardson and Robinson (1986) and Turnbull and Gibs (1987; 1989). As a result, were found three constructs: Relationship, Expertise and Convenience, in line with the authors addressed. A sample was used of 203 municipal mayors, collected from May to November 2015. The exploratory factor analysis, which resulted in three factors, after regression with the values of the mayors were found R2 values with specific explanations, both in relation values and benefits as in relations influenced by moderations.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.