Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pedroza, Regina Lúcia Sucupira | - |
dc.contributor.author | Costa, Sandra Regina Santana | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-07T18:10:40Z | - |
dc.date.available | 2016-07-07T18:10:40Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2016-04-13 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Sandra Regina Santana. Trajetória profissional de professoras do ensino médio: sentidos e usos de tecnologias digitais na sala de aula. 2016. xiii, 107 f., il. Tese (Doutorado em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20875 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2016. | en |
dc.description.abstract | Vivemos, hoje, em um mundo no qual o uso das tecnologias digitais se tornou complexo e ao mesmo tempo imprescindível em nossas vidas. O presente estudo teve como objetivo analisar a trajetória profissional de três professoras do Ensino Médio de uma escola da rede pública do Distrito Federal em relação ao uso de tecnologias digitais em sala de aula. E como objetivos específicos: conhecer o percurso de formação das professoras participantes do estudo; analisar o sentido atribuído por elas ao uso das tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas; e analisar as condições de trabalho docente e os recursos das tecnologias digitais disponíveis na escola e para as professoras participantes do estudo. Na revisão da literatura, buscamos discutir dois grandes eixos, tais como, a formação de professores e as tecnologias digitais, com vistas a estudar a complexidade do tema proposto e seus múltiplos desdobramentos. Optamos pela metodologia de abordagem qualitativa, uma vez que consideramos a mais adequada para responder aos objetivos deste estudo. Participaram três professoras de um Centro de Ensino Médio da rede pública da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal –SEEDF, de áreas distintas: Educação Física, Artes e Língua Portuguesa. Foi utilizado como instrumento de construção das informações uma entrevista individual semiestruturada com as participantes. Utilizamos, ainda, a análise interpretativa das informações construídas com as professoras, a partir de cinco categorias de análise. A pesquisa apresenta relevância científica e social, uma vez que a análise das informações e os resultados alcançados propiciaram reflexões para a formação docente no âmbito escolar. Os resultados evidenciaram que: (a) as professoras participantes relatam movimentos diferenciados de tornarem-se professoras; (b) de um modo geral, as professoras tiveram cursos de formação continuada oferecidos pela SEEDF. Já em relação à formação em tecnologias digitais foi mais rareada, especialmente para as professoras de Artes e de Língua Portuguesa. (c) Na opinião das participantes, o CEM oferece condições apropriadas de infraestrutura para receber os estudantes e desenvolver uma prática adequada, uma vez que conta com recursos tecnológicos (tablets, computadores, data shows, filmadora, smartphone, laboratório de informática, sistema de som, internet, entre outros) atualizados e condizentes com as necessidades do trabalho pedagógico. Os sentidos atribuídos ao uso das tecnologias digitais pelas professoras eram diferenciados. Para a professora de Educação Física, “tecnologia é vida”. “Ela (tecnologia digital) é importantíssima! Ela tá dentro da vida da gente, não tem mais como sair dela não, nem eu pretendo sair.” Nesse caso, a tecnologia para a professora é uma extensão do corpo por considerá-la intrínseca à sua vida. A professora de Artes vê a tecnologia como uma forma de “abrir caminhos”, ou seja, permite diversificar os recursos para o seu trabalho pedagógico e facilitar as interações professor-aluno e alunos e seus pares. Já para a professora de Língua Portuguesa a tecnologia é “um caminho sem volta”, que possibilita a inclusão no ambiente escolar, uma vez que o professor que resiste a esse „meio‟, pode encontrar dificuldades na sua prática em pouco tempo”. Concluímos que o uso das tecnologias digitais em sala de aula favoreceu a prática pedagógica e a aprendizagem dos estudantes de forma mais significativa. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Trajetória profissional de professoras do ensino médio : sentidos e usos de tecnologias digitais na sala de aula | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Tecnologia digital | en |
dc.subject.keyword | Professores - formação | en |
dc.subject.keyword | Tecnologia educacional | en |
dc.subject.keyword | Educação - computadores na escola | en |
dc.subject.keyword | Educação - ensino médio | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.T.20875 | - |
dc.description.abstract1 | We live today in a world where digital technologies have become complex and essential in our lives. These technologies - telephone, computer and other digital devices connected to the internet - have modified and generated many challenges in the relationships we establish with other people, information, and knowledge. The study major goal was: analyze three professional trajectories in the Federal District of Brazil regarding the use of digital technologies inside the classroom. As specific objectives: comprehend the teachers‟ academic formation and training; analyzing the meaning attributed to these technologies in their pedagogical practices; the working conditions of the teachers; and the digital technologies resources available at the school and available for the teachers taking part in the study. The bibliographical review we discuss two major issues regarding professional trajectory of the studied teachers: training and digital technologies. These discussions had the goal to study the complexity of the topic and its many ramifications. The study used the methodology of qualitative approach, as it is the most appropriated form to meet the objectives of the study. The research studied three teachers of a High school from the Federal District public network system in Brazil - “SEEDF”- from different areas: physical education, arts, and Portuguese language. By using individual semi-structured interviews as a tool for information building blocks. Moreover, it used the interpretive analysis of information built with teachers, from five different categories of analysis. This study presents scientific and social relevance, since the analysis of the information and the results obtained have led to reflections on digital technologies in schools as part of the teachers training. The results point that: (a) the teachers participating in the study reported different reasons to become teachers. (b) In general; the teachers had continual training courses offered by the Federal District government. The training in digital technology was scarcer, especially for the Arts and Portuguese language teachers; (c) in the opinion of the participants, the school where they work provides appropriate infrastructural conditions to receive students and develop an appropriate practice, as the institution has technological up to date resources (tablets, computers, data show projectors, digital whiteboard, camcorders, smart phones, computer lab, sound system, internet connection, etc.) compatible with the needs of teaching. The meanings attributed to the use of digital technologies by the teachers were different. For the Physical Education teacher “technology is life” “It (digital technology) is very important! It‟s inside of our life, it doesn‟t have any intention to leave. And I don‟t want to leave it either” In this case, the technology for this teacher is an extension of the body, she thinks it is intrinsic to her life. The Arts teacher sees technology as a way to “open new paths”, i.e., allows diversifying resources for her pedagogical work and facilitates teacher-student interactions and between students and their peers. As for the Portuguese teacher, technology is an ”one way road“ enabling the inclusion in the school environment, The teacher who resists this means may find difficulties in his or her practice soon.” We conclude that digital technologies favored the teaching practice and student learning significantly. | - |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|