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dc.contributor.advisorAlmeida, Alexandre Nascimento de-
dc.contributor.authorGalvão, Anderson Allan Almeida-
dc.date.accessioned2016-07-25T20:55:56Z-
dc.date.available2016-07-25T20:55:56Z-
dc.date.issued2016-07-25-
dc.date.submitted2016-05-31-
dc.identifier.citationGALVÃO, Anderson Allan Almeida. Plano de desenvolvimento institucional: uma proposta para elaboração e acompanhamento pelos institutos federais. 2016. 66 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20967-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Gestão Pública, 2016.en
dc.description.abstractA pesquisa analisou a execução das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Brasília (IFB) elaborado para o período de 2009 a 2013 e as contribuições elencadas pelos gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), sobre os gargalos encontrados na execução do PDI em suas instituições. A análise do cumprimento das metas foi realizada por meio do confronto das informações constantes no PDI 2009/2013, dos Planejamentos Institucionais e dos Relatórios de Gestão do IFB. Primeiramente, foram elencadas as metas previstas no PDI. Em seguida, foi verificado se as metas constavam no Planejamento Institucional. Por fim, aferiu-se, nos Relatórios de Gestão, se cada meta foi ou não cumprida. Os gargalos do PDI foram identificados por meio da percepção dos gestores da Rede Federal. Para tanto, foi encaminhado, por e-mail, formulário eletrônico com questionário semiestruturado. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo que consiste na pré-análise, exploração do material e inferência e interpretação dos resultados. De forma geral, a execução do PDI foi considerada satisfatória, atendendo 72%, das metas. Entretanto, constatou-se que, no mesmo período, novas metas surgiram superestimando em quatro vezes o planejamento inicial. O resultado da análise de conteúdo apresentou relevantes informações no que se refere aos gargalos encontrados na execução do PDI nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Institutos Federais), sendo predominantes as contribuições relacionadas aos aspectos políticos e institucionais, em especial a preocupação dos gestores com o desconhecimento da comunidade do que venha a ser a própria instituição. Desta forma, a avaliação da execução do planejamento do IFB, bem como, a apresentação dos gargalos identificados pelos gestores servirão de instrumento para a formulação de planejamentos estratégicos factíveis, centrados nas possibilidades e respeitando as peculiaridades existentes nos Institutos Federais.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePlano de desenvolvimento institucional : uma proposta para elaboração e acompanhamento pelos Institutos Federaisen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordDesenvolvimento institucionalen
dc.subject.keywordInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologiaen
dc.subject.keywordPlanejamento educacionalen
dc.subject.keywordRede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológicaen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.05.D.20967-
dc.description.abstract1The research assessed the implementation of the target laid down in the Institutional Development Plan (PDI) of the Federal Institute of Brasília (IFB) drawn up for the period 2009 to 2013 and the contributions listed by the managers of the Federal Network of Professional Education, Science and Technology (Federal Network), about the bottlenecks found in the implementation of the PDI in their institutions. The analysis of the accomplishment of the targets was completed through the confrontation of information contained in the PDI 2009/2013, in Institutional Planning and management reports of the IFB. First, it was listed the targets set in the PDI. Then, it was verified that the targets were in Institutional Planning. Finally, measured in management reports if each target has been accomplished. The PDI bottlenecks were identified through the Federal Networks manager’s perception. It was sending for e-mail, electronic form with semi structured questionnaire. For data analysis, we used the technique of Content Analysis involving the pre-analysis, exploration of the material and inference and interpretation of results. In General, the implementation of the PDI was considered satisfactory, given 72% of the targets. However, it was noted that, in the same period, new targets emerged overestimating in four times the initial planning. The result of the Analysis of Content presented relevant information as regards bottlenecks found in implementation of the PDI in their Federal Institutes, being predominant contributions related to political and institutional aspects, in particular the concern of managers with the unfamiliarity of the community than is the institution. In this way, the evaluation of the implementation of planning the IFB, as well as the presentation of the bottleneck identified by managers, will serve as a tool for formulating feasible strategic planning, focusing on the possibilities and respecting the peculiarities that exist in Federal Institutes.-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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