Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Lívia Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2016-07-26T10:58:20Z | - |
dc.date.available | 2016-07-26T10:58:20Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2016-03-21 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Lívia Ferreira de. Formação continuada em letramento informacional na modalidade EAD de professores e bibliotecários. 2016. 172 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20986 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa buscou identificar os elementos da formação continuada em Letramento Informacional ofertada à distância que podem impactar no desenvolvimento da competência em informação de professores e bibliotecários. Para tanto utilizou como base empírica o curso de especialização Letramento Informacional: educação para a informação – CELI, ofertado pela Universidade Federal de Goiás na modalidade EAD. Utilizou como metodologia para a coleta dos dados as abordagens quanti e qualitativa, e como técnicas a análise de conteúdo e aplicação de questionário. O questionário foi aplicado aos estudantes do curso a fim de avaliá-lo e a análise de conteúdo contemplou atividades desenvolvidas por eles a fim de identificar a competência em informação nas dimensões ética, estética, técnica e política. Também foram analisados o projeto político pedagógico e o ambiente virtual de aprendizagem do curso, a fim de identificar elementos relevantes para a aprendizagem. Conclui-se que os elementos material didático, docentes, tutores, estratégias de ensino, metodologias de avaliação e o ambiente virtual de aprendizagem interferem decisivamente na qualidade de um curso EAD e, portanto, devem ser planejados de acordo com essas especificidades. Além disso, percebe-se que para trabalhar as dimensões da competência em informação de forma mais efetiva, é fundamental que as tarefas sejam direcionadas à capacidade de aplicação prática do conhecimento adquirido, necessitando assim da utilização de metodologias de avaliação da aprendizagem mais interativas e inovadoras. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Formação continuada em letramento informacional na modalidade EAD de professores e bibliotecários | en |
dc.type | Tese | en |
dc.subject.keyword | Letramento informacional | en |
dc.subject.keyword | Formação continuada | en |
dc.subject.keyword | Ensino a distância | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.03.T.20986 | - |
dc.description.abstract1 | The research aimed to identify the elements of continuing education in Information Literacy by Distance Learning that could impact on the development of information skills for teachers and librarians. Thus it was used as an empirical basis the specialization course “Information Literacy: education for the information” – CELI, offered by the Federal University of Goiás in the Distance Learning mode. The quantitative and qualitative approaches were used as a methodology for data collection, and content analysis and surveys as techniques. The surveys were applied to current students in order to evaluate it and the content analysis included activities developed by them to identify information literacy in the ethical, aesthetic, technical and political dimensions. Also were analyzed the political pedagogical project and the virtual learning environment of the course in order to identify relevant aspects of learning. We conclude that the components educational material, teachers, tutors, teaching strategies, assessment methodologies and the virtual learning environment affect the quality of a distance learning course decisively and therefore should be planned according to these characteristics. Also, understand that to work the dimensions of information literacy more effectively, it is essential that tasks are aimed at practical implementation capacity of the acquired knowledge, thus requiring the use of "assessment methodologies learning" more interactive and innovative. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|