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2015_ThalitadaRochaSoaresFerreira.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMukai, Yûki-
dc.contributor.authorFerreira, Thalita da Rocha Soares-
dc.date.accessioned2016-07-26T11:19:56Z-
dc.date.available2016-07-26T11:19:56Z-
dc.date.issued2016-07-26-
dc.date.submitted2015-11-27-
dc.identifier.citationFERREIRA, Thalita da Rocha Soares. A avaliação no ensino de inglês como LE: crenças, reflexões e ressignificação. 2015. xvi, 125 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/20999-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2015.en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo investigar as crenças de um professor de língua inglesa como língua estrangeira no tocante à avaliação de seus alunos, visto que o que se observa hoje no contexto de ensino de língua estrangeira no Brasil, primordialmente no que concerne à avaliação, é uma perpetuação de abordagens tradicionais e técnicas sistêmicas, as quais são muitas vezes baseadas unicamente nas aprendizagens anteriores dos discentes e não contemplam as reais funções da avaliação (BATISTA, 2013; LUCKESI, 2001; LOPES, 2002; PORTO, 2003; SCARAMUCCI 2006; SUASSUNA e BEZERRA, 2010), pois continuam a tentar quantificar resultados através do uso exclusivo de métodos somativos, mantendo o foco avaliativo no produto, e não no processo de ensino e aprendizagem (BARATA, 2006; SCARAMUCCI, 1997). Assim, esta pesquisa, desenvolvida na forma de um estudo de caso interventivo de bases qualitativas, tem por finalidade identificar as crenças de um professor de inglês no que tange à avaliação, observando de que forma as mesmas influenciam a sua prática, além de entender como momentos reflexivos podem propiciar o início da ressignificação de crenças e, por fim, analisar o impacto da presente pesquisa sobre as crenças e a prática deste professor. Os dados analisados foram colhidos através de uma narrativa, de uma entrevista semiestruturada, observações de aulas com gravações em áudio e em vídeo, além das notas de campo da pesquisadora, duas sessões de discussão e duas sessões de visionamentos. Os resultados obtidos demonstram que o participante do estudo possui crenças que concernem não apenas ao seu próprio agir e pensar sobre avaliação, mas também à forma que acredita que seus alunos concebem estes construtos. Além disso, a prática do professor reflete as suas crenças sobre avaliação, demonstrando acentuada conexão entre crenças e ações. Ao término do estudo, foi possível observar o intenso processo reflexivo no qual o professor se encontra, o qual se espelhou tanto na tentativa de implementação de modelos alternativos de avaliação na sua prática discente, quanto na mudança de discurso do professor em relação a alguns aspectos da avaliação. Assim, é possível concluir que durante a pesquisa o professor teve a oportunidade de refletir a respeito da sua própria prática avaliativa, o que propiciou uma abertura para modelos diferenciados de avaliação e o início do processo de ressignificação de algumas crenças sobre avaliação.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA avaliação no ensino de inglês como LE : crenças, reflexões e ressignificaçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordCrençasen
dc.subject.keywordProfessores de línguasen
dc.subject.keywordEnsino de línguasen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2015.11.D.20999-
dc.description.abstract1This research aims to investigate the beliefs of one teacher, regarding the evaluation applied upon his students, since what is widely seen, throughout the foreign language teaching context in Brazil, primarily regarding the evaluation, is a perpetuation of traditional approaches and systemic techniques, which do not embrace the actual principles and functions of evaluation (BATISTA, 2013; LUCKESI, 2001; LOPES, 2002; PORTO, 2003; SCARAMUCCI 2006; SUASSUNA & BEZERRA, 2010) as they continue trying to quantify results through the exclusive use of somative methods, maintaining the evaluation focus on the product, not on the process itself (BARATA, 2006; SCARAMUCCI, 1997). Therefore, this research, shaped as a qualitative and interventional case study, aims to identify the beliefs of an English teacher regarding the evaluation system, observing how these beliefs can influence his practice, besides trying to understand how moments of reflection can propitiate the beginning of the ressignification of beliefs and also analyzing the impact that this study has upon the beliefs and practice of the participant. The data analyzed were collected through a narrative, an interview, class observations together with their recording in audio and in video, field notes, two discussion sessions and two reflective video sessions. The drawn results show that the participant has beliefs concerning not only his own thoughts and acts about evaluation, but also the way he believes students conceive evaluation. Besides, the beliefs of the teacher can be clearly seen in his practice, showing a strong relation between beliefs and actions. At the end of this study, it was possible to observe the intense process of reflection through which the teacher was going. The reflex of this process could be seen in his attempts to implement alternative models of evaluation, as well as in his change of discourse related to the subject. Thus, it is possible to conclude that during this research the teacher had the opportunity to reflect about his own evaluative practice, what provided him with an opening for different perspectives of evaluation, enabling him to start the process of ressignification of some beliefs.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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