http://repositorio.unb.br/handle/10482/2108
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2006_Ana Luiza Snoeck Neiva do Amaral.pdf | 1,83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | O sentido subjetivo da aprendizagem para alunos universitários criativos |
Autor(es): | Amaral, Ana Luiza Snoeck Neiva do |
Orientador(es): | Mitjáns Martínez, Albertina |
Assunto: | Aprendizagem cognitiva - estudantes universitários Subjetividade Estudantes - criatividade Ensino superior |
Data de publicação: | 2006 |
Data de defesa: | 2006 |
Referência: | AMARAL, Ana Luiza Snoeck Neiva do. O sentido subjetivo da aprendizagem para alunos universitários criativos. 2006. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2006. |
Resumo: | As características subjetivas que participam da expressão criativa do sujeito se constituem no
decorrer da sua história de vida a partir dos diferentes contextos sociais do sujeito.
Reconhecer esse fato implica em considerar o espaço escolar como um dos espaços
fundamentais para o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Porém, o desconhecimento
por parte dos educadores sobre como se dá esse processo, dificulta a promoção de estratégias
que possam contribuir para desenvolver nos alunos os recursos pessoais que permitam uma
ação criativa. Nessa perspectiva, esta investigação justifica-se à medida que poderá contribuir
para aprimorar a compreensão da relação dinâmica e dialética entre criar e aprender e,
conseqüentemente, para o delineamento de estratégias educativas que favoreçam a
aprendizagem criativa no Ensino Superior. O objetivo geral da presente pesquisa é
compreender a relação entre o sentido subjetivo da aprendizagem e a expressão criativa nesse
processo. Para contemplar tal objetivo, após ampla revisão bibliográfica, optamos pela
perspectiva histórico-cultural da subjetividade desenvolvida por González Rey e pela
compreensão da criatividade como processo da subjetividade proposta por Mitjáns Martínez.
A metodologia utilizada teve como suporte a Epistemologia Qualitativa que oferece nos seus
pressupostos, elementos fundamentais para viabilizar o estudo dos fenômenos humanos
complexos. Optamos pelo estudo de caso utilizando instrumentos abertos e semi-abertos, tais
como: entrevista, técnica de completar frases, redação e análise documental. Três alunos dos
cursos de Medicina, Arquitetura e Direito da Universidade de Brasília participaram da
pesquisa. Como conclusão, evidenciou-se uma relação recursiva entre o sentido subjetivo da
aprendizagem e a expressão criativa nesse processo. Se por um lado, a constituição de sentido
subjetivo da aprendizagem alimenta a criatividade ao implicar o aluno nesse processo e ao
mobilizar configurações subjetivas facilitadoras da ação criativa, por outro lado, a
aprendizagem criativa possibilita ao sujeito vivências emocionais que o fortalecem como
sujeito aprendente e contribuem para a constituição de sentidos e significados que alimentam
uma relação positiva com a aprendizagem. Além disso, podemos observar como a
constituição de sentido subjetivo da aprendizagem pode contribuir para a configuração de
novos sentidos que transcendem à própria aprendizagem criativa como a autovaloração
positiva e a expressão de autonomia e independência. Nesse sentido, encontramos evidências
de que a expressão criativa na aprendizagem, ao favorecer ao aluno vivências de satisfação e
realização pessoal, pode se converter em um espaço de promoção de saúde ao contribuir para
o desenvolvimento de um conjunto de elementos subjetivos que possibilitam ao sujeito um
enfrentamento criativo da própria vida. _____________________________________________________________________________________ ABSTRACT The subjective characteristics that are part of a person's creative expression are constituted along this person's life history, from this person's different social contexts. The acceptance of this fact, implicates in considering the school space as fundamental for the development of the students' creativity. However, ignorance on the part of educators as to how this process takes place, hinders the promotion of strategies that contribute for developing personal resources, which will allow the creative action. In that perspective, this investigation aims at contributing to the perfect understanding of the dynamic and dialectics relationship between creation and learning, and consequently, the design of educational strategies, which will favor the creative learning in Higher Education. The general objective of the present research is to understand the relationship between the subjective sense in learning and the creative expression in such process. In order to contemplate such objective, after wide bibliographical revision, we decided to adopt the historical-cultural perspective of subjectivity developed by González Rey, and to understand creativity as a process of subjectivity as proposed by Mitjáns Martínez. The used methodology was supported by Qualitative Epistemology, which offers, within its presuppositions, fundamental elements that enable the study of these complex human phenomena. We have also opted for a case study by using open and half-open instruments, such as: the interview, the technique of sentence completion, essay writing and document analysis. Three students attending respectively the Medicine, Architecture and Law courses from the University of Brasilia participated in the study. As a conclusion, a recursive relationship was evidenced between the construction of the subjective sense in learning and the creative expression in that process. The constitution of the subjective sense in learning feeds creativity by involving the student in the process and by mobilizing facilitative subjective configurations of the creative action, and also, the creative learning enables the emotional existences, which will strengthen the person as a student and contribute to the construction of senses and meanings, which will create a positive relationship with learning. In addition, one may observe how the constitution of the subjective sense in learning may contribute for the configuration of new senses, which will transcend the creative learning itself, as positive self valuing and the expression of autonomy and independence. In this sense, evidences of the creative expression in learning was observed when favoring the student 's experiences of satisfaction and personal accomplishment, promoting health and contributing for the development of a group of subjective elements, which will enable a person to face life creatively. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Educação (FE) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2006. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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