http://repositorio.unb.br/handle/10482/21128
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_EdsonLuizBritoLeiteRibeiro.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A investigação científica nas aulas de ciências na educação básica : uma proposta de matriz pedagógica de referência |
Autor(es): | Ribeiro, Edson Luiz de Brito Leite |
Orientador(es): | Laranjeiras, Cássio Costa |
Assunto: | Comportamento investigativo Ciência - estudo e ensino Matriz Pedagógica de Referência |
Data de publicação: | 30-Jul-2016 |
Data de defesa: | 4-Fev-2016 |
Referência: | RIBEIRO, Edson Luiz de Brito Leite. A investigação científica nas aulas de ciências na educação básica: uma proposta de matriz pedagógica de referência. 2016. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo discutir, dentro da Educação Científica, o papel central de práticas pedagógicas investigativas no trabalho didático-pedagógico com a Ciência na Educação Básica. Para tanto se propõe uma análise do que venha a ser uma Atividade Investigativa (AI), quais suas características e como ela se diferencia das atividades pedagógicas simples ou que pouco contribuem para o processo de enculturação científica dos alunos. Discutiremos a importância das AI na formação dos alunos e salientaremos algumas características comportamentais que devem se verificar no aluno-pesquisador. Faremos uma análise das práticas pedagógicas tradicionais em Ciências a partir de um ponto de vista epistemologicamente crítico pedagogicamente propositivo. No mesmo sentido também se ressalta o papel do professor na inserção de propostas inovadoras que transformem as aulas de ciências em ambientes de investigação, dentro dos quais os alunos experimentarão as etapas de construção do conhecimento científico. A partir da reflexão sobre a rotina dos professores de ciências e das dificuldades por eles enfrentadas para compreender e implementar tais práticas propomos uma Matriz Pedagógica de Referência (MPR), que os auxiliem na identificação de comportamentos necessários em atividades investigativas, podendo despertar e incentivá-los durante as atividades desenvolvidas pelos estudantes. Por se tratar de uma ferramenta pedagógica a MPR foi aplicada como instrumento auxiliar na elaboração de um questionário, que objetivava confirmar, ou não, o nível de importância para o processo de educação científica que determinados comportamentos receberam para a concepção da MPR. A aplicação do questionário, portanto deverá centrar-se na observação de comportamentos desenvolvidos durante a execução de projetos de investigação, elaborados por alunos do Clube de Ciências do Centro de Ensino Médio 02 do Gama – DF. Explicitaremos impressões sobre a aplicabilidade da MPR nas aulas de Ciências e, com base em critérios bem definidos, avaliar o nível do processo de investigação científica vivenciado pelos alunos que participaram da pesquisa. |
Abstract: | This work aims to discuss, within the Science Education, the central role of investigative pedagogical practices in didactic-pedagogic work with Science in Basic Education. Therefore we propose an analysis of what will be an Investigative Activity (AI), which its features and how it differs from simple educational activities or contribute little to the process of science literacy of students. We will discuss the importance of AI in the training of students and point out some behavioral characteristics that should be seen in the student-researcher. We will do an analysis of traditional teaching practices in science from a critical epistemological standpoint pedagogically propositional. In the same vein also emphasizes the teacher's role in the integration of innovative proposals to transform the science classes in research environments within which students experience the stages of construction of scientific knowledge. From the reflection on the routine of science teachers and the difficulties they face to understand and implement such practices propose a Reference Pedagogical Matrix (MPR), to assist them in identifying behaviors necessary in investigative activities, and can wake up and encouraged them during the activities developed by the students. Because it is a pedagogical tool MPR was used as an aid in the preparation of a questionnaire, which aimed to confirm or not the level of importance for science education process that certain behaviors were given to the design of the MPR. The questionnaire therefore should focus on observation of behavior developed during the execution of research projects, prepared by students of Secondary Education Center Science Club 02 Gama - DF. We intent clarify views on the applicability of the MPR in science classes and, based on well-defined criteria to assess the level of scientific research process experienced by students who participated in the survey. |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, 2016. |
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DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.02.D.21128 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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