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Título: Acessibilidade de universitário com baixa visão no uso de software de desenhos gráficos em duas disciplinas na UnB
Autor(es): Magalhães, Rafael Lugão
Orientador(es): Souza, Amaralina Miranda de
Assunto: Acessibilidade
Desenhos gráficos
Direito à educação
Pessoas com deficiência visual
Software - avaliação
Data de publicação: 3-Ago-2016
Referência: MAGALHÃES, Rafael Lugão. Acessibilidade de universitário com baixa visão no uso de software de desenhos gráficos em duas disciplinas na UnB. 2016. 124 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este estudo de mestrado em educação buscou investigar as condições de acessibilidade no uso de softwarespara elaboração de desenhos gráficos por um universitário com deficiência visual (baixa visão) em duas disciplinas da UnB. A motivação surgiu através de experiências vividas pelo pesquisador utilizando recursos computacionais em sala de aula. Toma-se comoprincípios o avanço da tecnologia hoje disponível; acessibilidade à comunicação, informação e tecnologias como direito garantido por lei a todo aluno independentemente das suas demandas educacionais; a garantia do acesso aos componentes das disciplinas e a participação integralmente das atividades do curso, bem como aos recursos utilizados em sala de aula para favorecer o seu processo de aprendizagem. Considerou-se importante investigar como esse universitário com baixa visão está cursando estas disciplinas na UnB e que tipo de demandas ele apresenta para concluir os seus estudos nas disciplinas que usam esses softwarescomo apoio, e por consequência concluir seu curso com sucesso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de um estudo de caso, envolvendo uma universitária com baixa visão e as duas professoras das respectivas disciplinas, que utilizou como estratégias a observação simples, análise de documentos acadêmicos e entrevistas semiestruturadas para conhecimento da realidade estudada. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de uma reestruturação no desenvolvimento de softwaresa fim de garantirem acessibilidade dos usuários, e também indicam a importância da conscientização de professores e coordenadores de cursos e o apoio da universidade, em promoverem as condições acessíveis necessárias para todos os alunos, independente das suas demandas específicas, para a realização dos seus estudos.
Abstract: This master's study in education aimed to investigate the conditions of accessibility in the use of software for preparation of graphic designs by a university student with visual impairment (low vision) at two UNB disciplines. The motivation came through experiences of the researcher using computer resources in the classroom. It takes as principles the advancement of technology available today; accessibility to information, communication and technology as a guaranteed right acquired by law to every student regardless of their educational demands; ensuring access to components of the disciplines and the participation of the full course activities and resources used in the classroom to facilitate their learning process. Itwas considered important to investigate how this university student with low vision is studying these subjects at UNB and what kind of demands it has to complete his studies in the disciplines that use such software as a support, and therefore graduate successfully. This is a qualitative research, carried out through a case study, involving a university student with low vision and the two teachers of the respective disciplines, which used as strategies simple observations, analysis of academic documents and semi-structured interviews to know a little bit more about the reality studied. The results point to the need of a specific restructuring in software development in order to ensure accessibility of users, and also indicate the importance of the awarenessof teachers and coordinators and the support of the university, in order to provide affordable conditions to all students, regardless of their specific demands, for the purposes of their studies.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.05.D.21149
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