Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bugarin, Maurício Soares | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Frederico Alves Silva | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T18:15:34Z | - |
dc.date.available | 2016-08-18T18:15:34Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2016-06-27 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Frederico Alves Silva. Concessão de um aeroporto: integração entre leilão e operação utilizando a teoria dos jogos. 2016. 79 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/21246 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Quando se faz um contrato de concessão aeroportuária, como o que ocorreu no Brasil recentemente, é incluído um novo agente, privado, na administração dos aeroportos. Assim, ocorre um problema do tipo principal-agente, de forma que os mecanismos da concessão devem prover incentivos para que a concessionária, no papel de agente, administre os aeroportos da forma desejada pelo governo, o principal. O presente trabalho analisa um modelo idealizado da concessão, apresentando-a na forma de dois jogos sucessivos: um para representar o leilão e outro para representar a operação do aeroporto. Foram identificados elementos estratégicos que incentivam a concessionária a descumprir o contrato firmado e que incentivam o governo a agir permissivamente e não executar as penalidades previstas. Foram apresentados os malefícios causados pela incerteza a respeito da execução do contrato sobre o leilão. Por fim, foi apresentada uma proposta de mecanismo alternativo de concessão, em que, em vez de se punir a concessionária que não cumpre os requisitos do contrato, passa-se a estabelecer metas opcionais que, se atingidas, implicam em uma bonificação à concessionária, com a redução do valor a ser pago pela outorga. Foi mostrado que o mecanismo proposto reduz as incertezas da concessão e aumenta a probabilidade de atendimento dos objetivos do governo. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Concessão de um aeroporto : integração entre leilão e operação utilizando a teoria dos jogos | en |
dc.type | Dissertação | en |
dc.subject.keyword | Aeroportos - concessões administrativas | en |
dc.subject.keyword | Teoria dos jogos | en |
dc.subject.keyword | Concessões administrativas | en |
dc.subject.keyword | Leilões | en |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21246 | - |
dc.description.abstract1 | The privatization of airports, a model of provision recently introduced in Brazil, brings a new agent to their administration, a private operator. A principal-agent problem then emerges, and the privatization mechanisms should have incentives for the operator to manage the airport according to the government plans. We present a model of the privatization process as two successive games: an auction followed by the operation period. We identified the strategic elements involved in the compliance or non-compliance of the contract by the operator and in its execution or non-execution by the government. We presented the effects of the uncertainty about the contract execution and proposed a new mechanism to reduce it, consisted in shifting from the requisite and penalty model to another based in optional goals and associated bônus. | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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