Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21271
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_KátiaMilenedosSantosMaffi.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLignelli, César-
dc.contributor.authorMaffi, Kátia Milene dos Santos-
dc.date.accessioned2016-08-19T14:31:16Z-
dc.date.available2016-08-19T14:31:16Z-
dc.date.issued2016-08-19-
dc.date.submitted2016-06-27-
dc.identifier.citationMAFFI, Kátia Milene dos Santos. Técnica Klauss Vianna: apontamentos sobre a produção cinético-sonora. 2016. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21271-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2016.en
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo principal experimentar possibilidades de interfaces cinéticosonoras entre princípios da Técnica Klauss Vianna e dos Parâmetros do som, embasado na proposta de César Lignelli. O presente texto aborda o movimento consciente proposto pela Técnica Klauss Vianna, principalmente no que tange ao trabalho com os apoios corporais e o processo de vetores e oposições, visando, deste modo, a interlocução entre eles e os Parâmetros do som, com foco no silêncio, na intensidade, na frequência e no timbre. Discutese ainda a relação do trabalho corporal de artistas da cena, superando a lacuna entre corpo e voz defendendo que tanto o cinético e quanto o sonoro são ênfases do trabalho corporal e, por sua vez, potencialidades do corpo. Propõe-se que, de modo consciente, os artistas da cena se apropriem de suas estruturas corpóreas, reconhecendo-as e investigando-as e, a partir delas se expressem. Sob esta perspectiva, apresentam-se quatro propostas de exercícios práticos desenvolvidos ao longo das investigações, assumindo assim como perspectiva metodológica a auto-etnografia. Neste trabalho, a respiração e a escuta são pontos fundamentais para que se alcance um diálogo ampliado e potente nas expressões cinético-sonoras. Desta forma, a pesquisa defende que a noção de escuta ampliada é facilitadora do diálogo estabelecido entre Técnica Klauss Vianna e Parâmetros do som, contribuindo conscientemente nos processos de formação de artistas da cena, afetando diretamente suas produções cinético-sonoras.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleTécnica Klauss Vianna : apontamentos sobre a produção cinético-sonoraen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTécnica Klauss Viannaen
dc.subject.keywordSomen
dc.subject.keywordSom - parâmetrosen
dc.subject.keywordCorpo e arteen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21271-
dc.description.abstract1This research aims to try possibilities of kinetic sound interfaces between principles of Klauss Vianna Technique and Sound Parameters, based on the proposal of César Lignelli. The present paper approaches the conscious movement proposed by Klauss Vianna Technique, especially in regards to working with body supports, vectors and the opposition’s process aiming thereby the dialogue between them and the Sound Parameters with focus on silence, intensity, frequency and timbre is shown. It is also discussed the relationship of the body work of artists of the scene, overcoming the gap between body and voice arguing that both the kinetic and as the sound are emphases of the body work and, in turn, the body's potential. It is proposed that, consciously, the artists of the scene to take ownership of their body structures, recognizing them and investigating them and from them to express themselves. From this perspective, are presented four proposals practical exercises developed over the investigations, thus taking as a methodological perspective the auto-ethnography. In this work, breathing and listening are key for achieving an expanded and powerful dialogue in kinetic sound expressions. Thus, the research argues that the notion of extended listening is facilitator of the dialogue between Klauss Vianna Technique and Sound Parameters and that this can consciously contribute in the process of formation of artists of the scene, directly affecting their kinetic sound productions.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.