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dc.contributor.advisorSilva Júnior, Luiz Honorato da-
dc.contributor.authorSilva, Maria Jose Buchalle-
dc.date.accessioned2016-08-22T18:46:41Z-
dc.date.available2016-08-22T18:46:41Z-
dc.date.issued2016-08-22-
dc.date.submitted2016-05-19-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Jose Buchalle. Satisfação com o trabalho e comprometimento organizacional: um estudo de caso com os servidores docentes e técnicos administrativos do IFPA – Campus Santarém. 2016. 65 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21301-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Gestão Pública, 2016.en
dc.description.abstractA presente pesquisa busca estudar o comportamento das pessoas no ambiente laboral, a partir da percepção das mesmas em relação a comprometimento organizacional e satisfação no trabalho. O estudo é voltado para o serviço público federal e o objeto da pesquisa foi o Instituto Federal do Pará, Campus Santarém. Fizeram parte da pesquisa a totalidade dos servidores docentes e técnicos administrativos do referido Campus, totalizando sessenta e oito servidores. Para o estudo, foi utilizada a pesquisa exploratória descritiva, sob a forma de estudo de caso, com abordagem quantitativa, cujo instrumento de aplicação se deu através de questionário. Do ponto de vista metodológico foram feitas regressões, utilizando-se o método de Mínimos Quadrados Ordinários e, antes disso, foram propostos indicadores que se propunham a mensurar o nível de Comprometimento e de Satisfação dos servidores. Os resultados mostram que o coeficiente de Satisfação é 1,5 vezes maior que o coeficiente de Comprometimento. Também apresenta evidências de que os servidores mais satisfeitos são àqueles mais comprometidos com o trabalho e a recíproca também é verdadeira. Evidenciam também que servidores mais jovens e de menor escolaridade são àqueles que revelam menor comprometimento, enquanto que os servidores com maior escolaridade associado a um maior tempo de serviço revelam maior nível de comprometimento. Da mesma maneira, servidores mais velhos revelam maior satisfação, assim como os técnicos revelam maior satisfação que os docentes. Tais conclusões podem ajudar a Instituição a promover ações que visem estratégias de gestão que aperfeiçoam a eficiência da administração pública via mecanismos de satisfação e comprometimento dos servidores.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleSatisfação com o trabalho e comprometimento organizacional : um estudo de caso com os servidores docentes e técnicos administrativos do IFPA – Campus Santarémen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordComportamento humanoen
dc.subject.keywordServiço públicoen
dc.subject.keywordSatisfação no trabalhoen
dc.subject.keywordSatisfação no trabalho - professoresen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.05.D.21301-
dc.description.abstract1The present research aims to study the behavior of people in the work environment, from the perception of the same in relation to organizational commitment and satisfaction at work. The study is facing the federal public service and the object of the research was the Federal Institute of Pará, Campus Santarém. Took part in the research the totality of servers teachers and administrative technicians of the said Campus, totaling 60 and eight servers. For the study, was used the exploratory descriptive research, in the form of case study, with a quantitative approach, whose application instrument if gave through a questionnaire. From a methodological point of view were made regressions, using the method of ordinary least squares, and before that were proposed indicators that they proposed to measure the level of involvement and satisfaction of the servers. The results show that the coefficient of satisfaction is 1.5 times greater than the coefficient of impairment. Also presents evidence that the more satisfied servers are those most committed with the work and the reciprocal is also true. Also highlight that more young people and servers less schooling are those who show less involvement, while the servers with more schooling associated with a greater service time show greater level of commitment. In the same way, older servers show greater satisfaction, as well as the technicians show greater satisfaction that the teachers. Such findings may help the institution to promote actions aimed at management strategies that improve the efficiency of public administration via mechanisms of satisfaction and commitment of the servers.-
dc.description.unidadeFaculdade UnB Planaltina (FUP)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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