Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21323
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ValdiceiaTavaresdosSantos.pdf2,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF
Autor(es): Santos, Valdiceia Tavares dos
Orientador(es): Coelho, Cristina Massot Madeira
Assunto: Surdos - comunicação não-verbal
Subjetividade
Comunicação
Data de publicação: 23-Ago-2016
Referência: SANTOS, Valdiceia Taves dos. Subjetividade e processos de comunicação de dois jovens surdos estudantes da SEDF. 2016. 139 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Neste estudo buscou-se compreender elementos das configurações subjetivas de dois jovens surdos e o modo como subjetivaram seus processos comunicativos em diferentes ambientes. O principal autor utilizado na pesquisa é González Rey que, em sua Teoria da Subjetividade na perspectiva histórico-cultural, afiança que a subjetividade se organiza em um sistema de sentidos singulares em cada indivíduo. Esta pesquisa foi realizada com dois estudantes do ensino médio, falantes da Língua Brasileira de Sinais entre 2014 e 2015. Trata-se de uma investigação desenvolvida com a intenção de produzir inteligibilidade sobre processos comunicativos subjetivados nas diferentes situações relacionais dos contextos escolares em que os dois estudantes se envolviam. A metodologia utilizada para a produção do conhecimento é a Epistemologia Qualitativa de González Rey que possui caráter construtivo-interpretativo em que é delegado ao pesquisador a função de produtor de conhecimento. A pesquisa levou à construção de que momentos de tensão presentes em processos comunicativos vividos por surdos são favoráveis à produção de sentidos subjetivos que se configuram e participam de outras configurações da ação das pessoas surdas. Considera-se esta pesquisa como relevante pois: poderá contribuir para a reflexão sobre os processos de subjetivação de Surdos com possibilidade de reverberar em mudança no olhar sobre a aprendizagem desses estudantes e na organização criativa do trabalho docente; para minimizar uma lacuna na produção acadêmica que contemple os aspectos subjetivos dos Surdos; facilitar o enriquecimento de políticas públicas relacionados à pratica de educação bilíngue e permitir a reflexão sobre aspectos subjetivos de escolas para surdos.
Abstract: The present study sought to comprehend subjective configuration elements of the two deaf young boys and the way in which the communication processes were subjectified by them in different spaces. The main author used this research is Gonzaléz Rey, who in his Subjectivety Theory in the historical-cultural perspective assures that subjectivity is organized in a system of singular meanings in each individual. This research was performed with two students from High School, speakers of Brazilian Sign Language between 2014 and 2015. It is a research developed with the intention of producing intelligibility about communicative subjectified processes in different relational situations in school contexts in which the two students were engaged. The methodology used for the production of knowledge is the Qualitative Epistemology of González Rey, which has constructive-interpretative character, and delegates to the researcher the role of producing this knowledge. The survey revealed that of moments of tension in the communicative process experieed by deaf are favorable to the production of subjective meanings that are configured and participe of other settings of the deaf people action.This research is considered as relevant because it may contribute to the reflection about the subjective processes of the deaf students, with the possibility producing a change of view regarding the learning process of these students and the creative organization of teaching. Thus, it will help to minimize a gap in academic research that addresses the subjective aspects of the Deaf, it will facilitate the enrichment of public policies related to the practice of bilingual education and will allow reflection about subjective aspects of schools for deaf.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.04.D.21323
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.