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dc.contributor.advisorTunes, Elizabeth-
dc.contributor.authorTerci, Carla Francini Hidalgo-
dc.date.accessioned2016-09-05T18:40:35Z-
dc.date.available2016-09-05T18:40:35Z-
dc.date.issued2016-09-05-
dc.date.submitted2016-07-01-
dc.identifier.citationTERCI, Carla Francini Hidalgo. Propaganda e educação na sociedade cosmeticamente mediada. 2016. 248 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21388-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.en
dc.description.abstractA educação carrega o duplo compromisso de dispor o mundo existente aos nascituros, bem como de preservar o mundo para as gerações futuras. A propaganda comercial, atividade comunicacional de natureza massiva e persuasiva, veicula um recorte transcodado do mundo. A educação e a propaganda têm em comum o papel de apresentar o mundo às pessoas que nele vivem. A primeira, pela via da dúvida e do diálogo e a outra, pela via da certeza monológica. O presente trabalho buscou compreender essa confluência e investigar um possível agendamento educativo como um efeito não imediato da propaganda comercial, no qual correntes ideológicas ocultas nas propagandas poderiam ser incorporadas e reproduzidas na vida cotidiana das pessoas. A amostra compreendeu 406 propagandas de sete linhas de cosméticos e 18 entrevistas realizadas com esteticistas do sexo feminino do Distrito Federal, técnicas ou tecnólogas em estética e cosmética, com idades de 19 a 61 anos e tempo de atuação na área de 1 a 30 anos. Adotou-se uma abordagem qualitativa por meio de análise do conteúdo que buscou extrair os temas tanto das propagandas quanto das entrevistas, evidenciando suas mensagens e também uma abordagem quantitativa por meio da análise estatística descritiva simples das categorias temáticas, que revelou a frequência relativa das referências de conteúdo nos temas das propagandas e entrevistas. Foram comparados os resultados da análise das propagandas e das entrevistas, a fim de identificar convergências entre ambas, como indício de agendamento educativo. O programa computacional NVivo auxiliou na organização dos dados. A análise apontou tanto para uma repetição de temas das propagandas nas falas das esteticistas, quanto para uma reelaboração desses temas e surgimento de novos. A conclusão foi de que a fala das esteticistas entrevistadas, mesmo apresentando reformulações em relação às propagandas, principalmente no campo do desenvolvimento técnico-científico dos ativos, reproduziu um padrão para o cuidado corporal fundamentado na unidade limpeza, saúde e adequação da aparência visando a uma funcionalidade social, propagado desde o século passado. Tal reprodução evidencia indícios de um possível agendamento educativo referente aos hábitos de autocuidado associados ao uso dos produtos. Entretanto, as entrevistadas apresentaram também uma percepção sobre a intenção de persuasão das propagandas e revelaram a necessidade de visões críticas, incluindo produções acadêmicas na área realizadas pelas egressas dos atuais cursos de graduação em Estética e Cosmética.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePropaganda e educação na sociedade cosmeticamente mediadaen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordCosméticosen
dc.subject.keywordPropagandaen
dc.subject.keywordEducação - aspectos econômicosen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.07.T.21388-
dc.description.abstract1Education carries the dual responsibility of presenting the existing world to children and at the same time preserving it for future generations. Commercial advertising, a communicational activity of massive and persuasive nature, conveys a transcoded view of the world. Education and advertising have in common the role of presenting the world to the people who live in it. The first one, by means of questions and dialogue and the second one by a monological speech. This study sought to understand this confluence and investigate a possible educational scheduling as a long term effect of commercial advertising, in which ideological currents highlighted in advertisements could be incorporated and reproduced in everyday life. The sample included 406 advertisements from seven cosmetic lines and 18 interviews with female beauticians of Brazil’s Federal District, all technicians and technologists in aesthetic and cosmetic, with ages between 19 to 61 years and work experience in the area of 1 to 30 years. The method used involved a qualitative approach using content analysis that sought to extract the themes (categories) of both advertisements and interviews, highlighting their messages and also with a quantitative approach through simple descriptive statistical analysis of the categories, which revealed the relative frequency of the content references on the advertisements themes and in the interviews. Comparisons were made between the results of the advertisements analysis and the interviews in order to identify convergences between them, as evidence of referencing. The computer program NVivo helped in the data analysis. The analysis showed both a repetition of themes in the speeches of beauticians, and a reworking of these issues and the emergence of new ones. The conclusion was that the speech of the interviewed estheticians, even presenting reformulations regarding the advertisements, those especially in the field of scientific and technical development of active ingredients, showed a scheduling for body care based in cleanliness, health and desired appearance targeting social functionality, propagated since the beginning of the last century. This reproduction leads evidences of a possible educational scheduling related to self-care habits associated with the use of products. However, the respondents also had a perception about the intention of persuasion of advertisements and suggested the need for critical analysis, including academic productions in the area carried out by current graduates of undergraduate courses in Aesthetics and Cosmetics.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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