Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21429
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_DeboraKernVasconcellos.pdf777,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlmeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de-
dc.contributor.authorVasconcellos, Débora Kern-
dc.date.accessioned2016-09-09T12:34:27Z-
dc.date.available2016-09-09T12:34:27Z-
dc.date.issued2016-09-09-
dc.date.submitted2016-07-11-
dc.identifier.citationVASCONCELLOS, Débora Kern. Marcas de memória: implicações no estilo de ensinar. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21429-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2016.en
dc.description.abstractEsta dissertação de Mestrado em Educação insere-se no campo da subjetividade, conforme o aporte psicanalítico e sustenta-se na concepção analítica que institui a compreensão de sujeito do inconsciente e, por conseguinte, do desejo. A pesquisa foi realizada a partir das Memórias Educativas de professores que atuam no sexto ano do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal, de cunho qualitativo, trazendo como estratégias de investigação, o dispositivo da Memória Educativa e a entrevista semiestruturada. Esta obra procurou investigar as marcas de memória e as suas prováveis implicações no estilo de ensinar. Intencionalmente, pretende-se que o relato das experiências permita aos professores um clareamento de sua postura pessoal e profissional. As categorias de análise trabalhadas neste ensaio foram as Marcas Simbólicas no ato pedagógico, Identificação, do Estranho ao Familiar e Estilo Docente. Em conformidade com a abordagem teórica escolhida, na feitura desse trabalho não houve categorias pré-definidas, estas emergiram de acordo com os dados e através dos objetivos traçados na pesquisa. Foi observado que na maioria dos relatos houve referência a marcas ocorridas no sexto ano do ensino fundamental que repercutiram na postura do professor e no seu estilo de ensinar. Os dados nos conduziram a repensar acerca dos ajustes de nossas práticas pedagógicas enquanto educadores, refletindo no fazer pedagógico, uma vez que uma atitude impensada pode produzir marcas na constituição da subjetividade do aluno com possíveis efeitos no processo de sua formação.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMarcas de memória : implicações no estilo de ensinaren
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPsicanálise e educaçãoen
dc.subject.keywordSubjetividadeen
dc.subject.keywordMemóriasen
dc.subject.keywordProfessores de ensino fundamentalen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21429-
dc.description.abstract1This Master degree dissertation studies the subjective field at Psychoanalysis and it supports the analytical conception that states the unconscious being and, as consequence, the desire being. This study searched educational memories of sixth year Elementary Public school teachers from Federal District and its nature is a qualitative research, and the search investigation devices: educative memory and semi-structure interview that sought the memory marks and how it probably affects their teaching style. Purposefully, the intention is that the narratives allows the teachers to clarify their personal and professional attitude. The analyses categories processed at this research study were the Symbolical Marks at the pedagogical act, Identification, from Strange to Familiar and Teaching Style. Moreover, in conformity with the theoretical approach of this research, there were not predefined categories and they emerged from data through the aims of this study. The research observed that at the majority of the narratives those marks occurded at the sixth year of Elementary School that affected the teachers’ attitudes and their teaching styles. The data led us to rethink about the adjustments of our pedagogical practices as educators think over abuses in the pedagogical act since a thoughtless attitude may cause harmful marks on the education of the student.-
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.