http://repositorio.unb.br/handle/10482/21483
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2016_FláviadeOliveiraCarvalho.pdf | 4,97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Desafios financeiros : o papel do design em um jogo de educação financeira |
Autor(es): | Carvalho, Flávia de Oliveira |
Orientador(es): | Fragelli, Ricardo Ramos |
Coorientador(es): | Silva, Tiago Barros Ponte e |
Assunto: | Educação financeira Jogos educativos Adolescentes |
Data de publicação: | 3-Out-2016 |
Data de defesa: | 5-Jul-2016 |
Referência: | CARVALHO, Flávia de Oliveira. Desafios financeiros: o papel do design em um jogo de educação financeira. 2016. xii, 127 f., il. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | Educação Financeira é um processo educativo que, por meio de aplicação de métodos próprios, desenvolve atividades para auxiliar os alunos a orçar e gerir a sua renda, a poupar e a investir. São informações e formações significativas para que um cidadão exerça uma atividade, trabalho, profissão e lazer, evitando tornar-se vulnerável às armadilhas impostas pelo capitalismo. O aluno, ao chegar à escola, traz consigo uma história, seja familiar, da região em que vive, ou mesmo àquelas construídas sob a influência da mídia, que deve ser considerada no processo de aprendizagem. Por tal razão, cabe ao professor, pelo seu conhecimento adquirido e vivenciado, fazer com que o aluno construa sua autonomia para analisar e argumentar sobre essas armadilhas. O objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de construção do jogo colaborativo DESAFIOS FINANCEIROS como material pedagógico para as escolas públicas de Ensino Médio, visando contribuir para que os jovens na faixa etária entre 14 e 18 anos, que frequentam esta modalidade de ensino, tenham uma formação cidadã – crítica aprenda a administrar seus conhecimentos para uma vida saudável, contribuam para a melhoria do meio ambiente tornando-se cidadãos conscientes, pois o futuro do país se faz presente na educação que os jovens recebem hoje. Além da concepção do jogo colaborativo, foram empregados diferentes métodos de análise, tais como: aplicação de questionário, observação, depoimentos escritos e gravados de alunos e professores para entender o papel do design de jogos no ensino da Educação Financeira. Os resultados apontam que o jogo pode contribuir efetivamente para o processo de aprendizagem dos alunos, seja como material complementar à disciplina ou aplicado separadamente. |
Abstract: | Financial Mathematics is an educational process which develops, through its own methods, activities in order to help students to manage their budget, save, and invest. It carries significant information and formation for a citizen enjoy its professional and leisure activities without being caught by the traps of capitalism. When students arrive at school they bring their own history which must be considered in the learning process. Taking that into consideration, it is up to the teachers, through their experiences, make students build their own autonomy to analyze and discuss those traps. The objective of this research is to develop the collaborative game DESAFIOS FINANCEIROS as a pedagogical material for public high schools, aiming to contribute so that youngsters aged between 14 and 18 who attend this type of education have a civic and critical education; learn how to manage their knowledge for a healthy life; help the environment by becoming concerned citizens, because the future of the country is within the education received by those youngsters. Besides the concept of a collaborative game, different methods of analysis were used, questionnaire, observation, written and recorded statements from students and teachers, in order to understand the role of game design on Financial Education teaching. The results show that the game can effectively contribute with learning as a complementary material or when it is implemented separately. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Design (IdA DIN) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Mestrado em Design, 2016. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Design |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21483 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
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