Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21512
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_VanessaCabralGomes.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMedeiros, Janann Joslin-
dc.contributor.authorGomes, Vanessa Cabral-
dc.date.accessioned2016-10-04T18:39:38Z-
dc.date.available2016-10-04T18:39:38Z-
dc.date.issued2016-10-04-
dc.date.submitted2016-06-30-
dc.identifier.citationGOMES, Vanessa Cabral. Políticas públicas e acumulação de capacidades tecnológicas no setor de defesa: um estudo do segmento de veículos blindados. 2016. 292 f., il. Tese (Doutorado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21512-
dc.descriptionTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2016.en
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo compreender o papel das Políticas Públicas na acumulação das Capacidades Tecnológicas do Setor de Defesa, delimitando-se a investigação ao segmento de veículos blindados sobre rodas. A escolha da análise da acumulação das Capacidades Tecnológicas das firmas produtoras de veículos blindados está relacionada à trajetória dessa indústria ao longo de 50 anos, sendo possível realizar comparações entre o caminho seguido pelas Políticas Públicas e as capacidades acumuladas por este ramo industrial no ambiente nacional. Neste sentido, foi possível ampliar em base empírica a compreensão teórica do tema de Políticas Públicas na acumulação de Capacidades Tecnológicas da Indústria de Defesa, em se tratando de um setor tão dependente do governo. A fundamentação teórica trata da Teoria Evolucionista, a Matriz de acumulação de Capacidades Tecnológicas e o Diamante de Porter. A estratégia de pesquisa empregada foi um estudo de múltiplos casos, onde foram escolhidas as duas únicas empresas produtoras de veículos blindados sobre rodas que já existiram no país: Engesa e Iveco. As fontes de evidências foram essencialmente qualitativas, que incluem material bibliográfico, documental e de entrevistas. Primeiramente recorreu-se aos dados de origem secundária, onde foi possível desenvolver as categorias de análise do trabalho, o roteiro geral de entrevista e a seleção de alguns entrevistados. Foram entrevistados tanto militares quanto civis que tinham conhecimento sobre uma ou ambas as empresas pesquisadas. As entrevistas foram gravadas e transcritas e transferidas para o softwareNvivo – instrumento que apoiou a análise de conteúdo das entrevistas, bem como todo o material bibliográfico e documental coletado. A princípio, a análise do conteúdo do material coletado deu-se em torno de 02 (duas) unidades teóricas (Políticas Públicas e Capacidades Tecnológicas), procurando identificar o relacionamento entre os 02 (dois) elementos. Mas, após uma primeira rodada de análise, ficou clara a necessidade de inclusão de uma terceira Unidade de Análise – o ambiente –, o que ocorreu porque o processo de levantamento de dados foi aberto. Os principais resultados mostraram que o papel do governo no processo de acumulação de capacidades, por meio das Políticas Públicas adotadas, é na criação/manutenção de um ambiente propício para que esses elementos possam ser absorvidos pela firma, uma vez que as características do Ambiente Competitivo são essenciais para que haja subsídios para que a indústria e as firmas que a compõem acumulem capacidades. Além disso, é a partir da percepção que a empresa tem de seu Ambiente Competitivo e de seu ambiente institucional (governo/Políticas Públicas) que ela tomará decisões quanto ao caminho tecnológico que deverá seguir, o que terá consequências para a acumulação de Capacidades Tecnológicas da indústria em qual está inserida. Com base nos resultados da pesquisa, foi elaborado um modelo conceitual que pode orientar a pesquisa sobre Políticas Públicas na acumulação de Capacidades Tecnológicas da firma, não somente no setor de Defesa, como em outros setores da economia, sendo esta a principal contribuição aqui proporcionada.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePolíticas públicas e acumulação de capacidades tecnológicas no setor de defesa : um estudo do segmento de veículos blindadosen
dc.typeTeseen
dc.subject.keywordPolítica públicapt_BR
dc.subject.keywordVeículos blindados sobre rodaspt_BR
dc.subject.keywordTecnologia militarpt_BR
dc.subject.keywordDefesa nacionalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.06.T.21512-
dc.description.abstract1The overall objective of this research was to understand the role of public policy in the accumulation of technological capabilities in the Defense Sector, delimited to focus on the segment of wheeled armored vehicles. The choice to analyze the accumulation of technological capabilities by the firms that manufacture wheeled armored vehicles is related to the trajectory of the trajectory of this industry during more than 50 years, permitting comparisons of the paths taken by public policies and the capabilities that this industry has accumulated in the Brazilian domestic environment. In this regard, it was possible, on an empirical basis, to broaden theoretical understanding of public policies in the accumulation of technological capabilities in a sector of economy very dependent on government. The theoretical framework was developed using concepts from evolutionary theory, the Lall taxonomy of technological capabilities and the Diamond model of Porter. The research strategy utilized was a multiple case study, in which the cases chosen were the only two producers of wheeled armored vehicles that have existed in the country: Engesa and Iveco. Civilian and military personnel were interviewed who had knowledge of one or both companies investigated. The interviews were recorded, transcribed and transferred to NVivo software, an instrument that supported the content analysis of the interviews and the bibliographic and documentary material collected. Initially content analysis was undertaken with respect to two units of analysis derived from literature review, public policy and technological capabilities, with the intent of identifying the relationship between the two. However, a first round of analysis showeda clear need for inclusion of a third unit of analysis, the environment, and a second round of analysis was undertaken. The principal results revealed that the government’s role in the process of accumulation of capabilities, by means of the public policies adopted, is the creation / maintenance of an enabling environment in which capabilities can be absorbed by the firm. This is because the characteristics of the competitive environment are essential in instigating the industry and firms that compose it to accumulate capabilities. Moreover, it is on the basis of the company’s perception of its competitive environment and its institutional environment (government / public policy) that the firm will decide on the technological path it should follow, which will have consequences for the accumulation of technological capabilities by the industry in which it operates. Based on research results, a conceptual model was developed that can guide research on public policy with respect to the accumulation of technological capabilities by firms, not only in the defense sector, but in other sectors of the economy, as well, which is the main contribution of this study.-
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.