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Título: Programa de educação em diabetes com ênfase em exercícios físicos : análise e mineração de dados
Outros títulos: Education program on diabetes with emphasis on physical exercises : analysis and data mining
Autor(es): Torquato, Thiane Marques
Orientador(es): Rosa, Suélia de Siqueira Rodrigues Fleury
Coorientador(es): Fracon, Juliana de Faria
Assunto: Diabetes
Diabéticos
Educação em saúde
Exercícios físicos - diabéticos
Data de publicação: 6-Out-2016
Referência: TORQUATO, Thiane Marques. Programa de educação em diabetes com ênfase em exercícios físicos: análise e mineração de dados. 2016. 97 f., il. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica com causas multifatoriais relacionada diretamente a alterações no pâncreas devido à incapacidade de secretar insulina (Diabetes Mellitus tipo 1 - DM1) e/ou produzir insulina (Diabetes Mellitus tipo 2 - DM2). A principal maneira de diminuir significativamente as complicações do DM é a adesão as orientações dietéticas, de exercício, ao tratamento medicamentoso e ao automonitoramento glicêmico com apoio dos programas de educação em saúde. O Programa Doce Desafio (PDD) é um programa de educação em saúde da Universidade de Brasília (UnB) que se iniciou em 2001 e vem sendo realizado de forma contínua que visa alcançar a melhoria da qualidade de vida das pessoas diabéticas, por meio da prática orientada de exercícios físicos. Nas aulas de educação física é realizado o acompanhamento dos pacientes através de preenchimento de fichas diárias, em consequência grandes volumes de dados têm sido coletados e armazenados. Assim, para auxiliar na investigação desses materiais, objetiva-se neste estudo utilizar as técnicas da mineração de dados para analisar os dados dos portadores de DM do Programa Doce Desafio com a finalidade de extrair conhecimento e informação. Para tanto foram aplicadas na base de dados as técnicas de Estatística, Associação e Clusterização. Os resultados evidenciam a necessidade do planejamento, avaliação e continuidade das ações educativas. Nessa linha, o trabalho apresentou resultados que podem ser facilmente interpretados e ajudam no entendimento de características de nosso público alvo, contribuindo assim para a gestão e organização de campanhas dirigidas a esses perfis promovendo a saúde da população.
Abstract: Diabetes Mellitus (DM) is a metabolic disease with multifactorial causes directly related to alterations in the pancreas due to the inability of secreting insulin (Diabetes Mellitus type 1 – DM1) and/or producing insulin (Diabetes Mellitus type 2 – DM2). The main way to significantly reduce the complications of DM is adhering to diet orientations, to exercise, to drug therapy and to glycemic self-monitoring supported by health education programs. The Program Doce Desafio (Sweet Challenge) (PDD) is a health education program of the University of Brasília (UnB) which began in 2001 and has been carried out continuously, aiming to reach an improvement in the quality of life of diabetic people, through oriented physical exercise practice. The patients are monitored in Physical Education classes by filling out daily forms, and consequently, a great amount of data has been collected and stored. Thus, to aid in the investigation of such materials, this study aims to use data mining tools to analyze data from the carriers of DM in the Program Doce Desafio, with the purpose of extracting knowledge and information. In order to do so, the techniques of Statistics, Association and Clustering were applied in the database. The results evidence the need of planning, assessment and continuity of the educational actions. In this line, the work showed results which can be easily interpreted and help to understand the characteristics of our target audience, thus contributing to the management and organization of campaigns which are directed to those profiles, promoting general population health.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Gama (FGA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade Gama, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, 2016.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2016.05.D.21524
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