http://repositorio.unb.br/handle/10482/21565
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_HugoGuedesToledoFlorencio.pdf | 2,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Sistema de medição de desempenho operacional dos transportadores rodoviários : uma abordagem através do Balanced Scorecard |
Autor(es): | Florencio, Hugo Guedes Toledo |
Orientador(es): | Granemann, Sérgio Ronaldo |
Assunto: | Transporte rodoviário de carga - avaliação Balanced scorecard |
Data de publicação: | 13-Out-2016 |
Data de defesa: | 9-Jun-2016 |
Referência: | FLORENCIO, Hugo Guedes Toledo. Sistema de medição de desempenho operacional dos transportadores rodoviários: uma abordagem através do Balanced Scorecard. 2016. x, 129 f., il. Dissertação (Mestrado em Transportes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016. |
Resumo: | O transporte rodoviário é o principal modo de transporte de carga utilizado no Brasil, sendo responsável por movimentar mais de 61% de toda carga transportada no país. Este mercado é caracterizado por uma elevada competitividade e complexidade operacional, em que os clientes exigem um elevado nível de serviço a preços baixos. Neste sentido, para que os transportadores rodoviários possam atender às exigências dos clientes e se destacar no mercado, torna-se fundamental gerir os processos, informações e mensurar o desempenho operacional. Assim, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de medição de desempenho baseado na metodologia do Balanced Scorecard, para os transportadores rodoviários, assim como a construção de índices de desempenho para cada uma das perspectivas do Balanced Scorecard. Para alcançar o objetivo, o trabalho foi desenvolvido basicamente em duas etapas: na primeira etapa, foi construído o sistema de medição de desempenho, a partir da identificação de indicadores de desempenho para transporte, da adaptação da metodologia do Balanced Scorecard para os transportadores rodoviários e da utilização da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão - Construtivista (MCDA-C) para definição dos pesos dos indicadores. Como resultado desta etapa foi desenvolvida uma ferramenta computacional para realizar a medição de desempenho; a segunda etapa consistiu na verificação da aplicabilidade do modelo proposto em uma empresa de transporte rodoviário de cargas. Os resultados mostraram-se consistentes e indicaram que o modelo proposto é adequado para mensurar o desempenho dos transportadores rodoviários. |
Abstract: | The road freight is the main mode of transport used in Brazil, which is responsible for moving over 61% of Brazilian’s freights. This market is characterized by high competitiveness and operational complexity, in which customers require a high level of service at low prices. Therefore, in order to achieve costumer requirements and stand out on the market, it is essential to manage the processes, information and measure operational performance. This work aimed to develop a performance measurement system based on the Balanced Scorecard for road transport companies, as well as the construction of performance indicators for each of the perspectives of the Balanced Scorecard. To achieve the objectives, the work was basically developed in two stages: In the first stage, after identification of transport performance indicators, the adaptation of Balanced Scorecard for road transport companies and the definitions of the indicator’s weight using Multicriteria Decision Aid Constructivist (MCDA-C), it was built the performance measurement system. As a result of this stage, it was presented a computational tool to support the performance measurement; the second step was to check the applicability of the model in a road transport company. The results were consistent and indicated that the methodology can be used to measure the performance of road transport companies. |
Unidade Acadêmica: | Faculdade de Tecnologia (FT) Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2016. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Transportes |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2016.06.D.21565 |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.