Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21582
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_DesempenhoSocialFinanceiro.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas : modelo conceitual de causa e efeito
Autor(es): Cruz, José Elenilson
Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Planejamento empresarial
Pequenas e médias empresas
Desempenho
Data de publicação: Abr-2016
Editora: Ibero-americana Journal of Strategic Management (IJSM)
Referência: CRUZ, Jose Elenilson; PORTO, Rafael Barreiros. Desempenho social e financeiro de pequenas e médias empresas: modelo conceitual de causa e efeito. Revista Ibero-americana de Estratégia, v. 15, n. 2, p. 60-70, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://www.revistaiberoamericana.org/ojs/index.php/ibero/article/view/2266/pdf>. Acesso em: 17 out. 2016. DOI: 10.5585/riae.v15i2.2266
Resumo: Desempenho social empresarial pode ser entendido como uma medida de mensuração de eficiência das interações mantidas pelas empresas com seus stakeholders principais. Sua avaliação tem resultado em avanços nas pesquisas e em implicações gerenciais. Um de seus temas centrais, o estudo da relação entre desempenho social e financeiro, tem como foco tradicional empresas de capital aberto, fato que revela na literatura uma lacuna em termos de objeto. Investigar pequenas e médias empresas (PMEs) justifica-se pela relevância econômica e social delas e pelas novas evidências que podem vir desses estudos. Após revisão da literatura, este texto apresenta um modelo conceitual composto por proposições de pesquisa para serem testados por futuros estudos empíricos que desejem responder a seguinte questão: em pequenas e médias empresas existem relações de causa e efeito entre desempenho social e financeiro? O teste das proposições sugeridas neste texto pode revelar, dentre outros resultados, as categorias do desempenho social de PMEs mais afetadas por um desempenho financeiro superior, conforme estabelecido pelas premissas da teoria slack-resources; se o impacto dessas categorias sobre o desempenho financeiro é qualificado pela forma de gestão, confirmando pressupostos da teoria good management, ou se não há diferenças significativas entre o desempenho social de PMEs com desempenho financeiro superior e o de PMEs com desempenho financeiro inferior, revelando a existência de fatores não financeiros que também influenciam o desempenho social.
Abstract: Corporate social performance can be understood as a way to measure the efficiency of interactions between companies and their main stakeholders. This evaluation has led to some steps forward in research and management implications. One of its main issues, which is the study of the relationship between social and financial performance, focuses on traditional joint-stock companies. This fact reveals a gap concerning the object of study in the literature of the area. The importance of investigating small and medium companies (SMCs) lies in their social and economic relevance and also in new evidences these studies may provide. After the theoretical discussion, this study presents a conceptual model composed of research propositions to be tested by future empirical studies that wish to answer the following question: in small and medium companies there are relations of cause and effect between social and financial performance? The test of the proposals suggested can reveal, among other results, the categories of social performance of SMCs most affected by a higher financial performance, as established by the premises of theoretical slack-resources; if the impact of these categories on the financial performance is qualified by way of management, confirming assumptions of the theory good management, or if there are no significant differences between the social performance of SMEs with higher financial performance and SMEs with low financial performance, revealing the existence of non-financial factors also influence social performance.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Licença: Revista Iberoamericana de Estratégia - This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0). Fonte: http://www.revistaiberoamericana.org/ojs/index.php/ibero/article/view/2266/pdf. Acesso em: 17 out. 2016.
DOI: https://dx.doi.org/10.5585/riae.v15i2.2266
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.