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ARTIGO_ResponsabilidadeAmbientalLealdade.pdf420,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorSantos, Patrick Michel Finazzi-
dc.contributor.authorPorto, Rafael Barreiros-
dc.date.accessioned2016-10-18T13:22:41Z-
dc.date.available2016-10-18T13:22:41Z-
dc.date.issued2014-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Patrick Michel Finazzi; PORTO, Rafael Barreiros. Responsabilidade ambiental e lealdade de clientes em banco de varejo. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 54, n. 6, p. 606-618, nov./dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902014000600606&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020140602.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21586-
dc.description.abstractPesquisadores têm sugerido a validade da introdução da gestão ambiental às estratégias de marketing, contudo nenhuma atenção foi dada à predição da lealdade de clientes de instituições financeiras em decorrência dos posicionamentos ambientais de seus bancos. O objetivo da pesquisaé mensurar se a percepção de clientes pessoas físicas de que um banco de varejo no Brasil é ambientalmente responsável explica a satisfação, a confiança e as lealdades atitudinal e comportamental. Desenvolveu-se um estudo empírico de natureza descritiva, cujos dados foram coletados por meio de uma survey em uma amostra de 914 correntistas de um banco de varejo no Brasil e analisados pela Modelagem de Equações Estruturais. A percepção do consumidor de que um banco de varejo é ambientalmente responsável explicou a satisfação e a confiança. A satisfação foi mais relevante na estimação da lealdade atitudinal do que a confiança, contudo tanto satisfação quanto confiança não explicaram a lealdade comportamental.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherFundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Pauloen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleResponsabilidade ambiental e lealdade de clientes em banco de varejoen
dc.title.alternativeEnvironmental responsability and customers loyalty in retail banken
dc.title.alternativeResponsabilidad ambiental y lealtad de clientes en banco de comercio minoristaen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordBancosen
dc.subject.keywordResponsabilidade ambientalen
dc.subject.keywordSatisfaçãoen
dc.subject.keywordConfiançaen
dc.subject.keywordLealdadeen
dc.rights.licenseRevista de Administração de Empresas - This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution Non-Commercial License which permits unrestricted non-commercial use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited. (Atribuição-NãoComercial 3.0 Não Adaptada (CC BY-NC 3.0)). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75902014000600606&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 out. 2016.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0034-759020140602en
dc.description.abstract1Researchers have suggested the validity of introduction of environmental management to marketing strategies. However, no attention has been given to the prediction of consumers loyalty to banking organizations as a result of their banks' environmental positioning. The objective of this research is to measure if the perception that a retail bank is environmentally responsible explains the satisfaction, the trust and the attitudinal and behavioral loyalty of costumers. An empirical study of a descriptive nature was developed. Its data was collected by means of a survey sample of 914 checking account holders from a retail bank in Brazil and analyzed by Structural Equation Modelling technique. The customer's perception of an environmentally responsible retail bank can explain satisfaction and trust. On the other hand, satisfaction was more relevant in estimating attitudinal loyalty than trust. However, neither satisfaction nor trust explained behavioral loyalty.-
dc.description.abstract2Algunos investigadores han sugerido la validez de la introducción de la gestión ambiental a las estrategias de marketing, sin embargo no se dio ninguna atención a la predicción de la lealtad de clientes de instituciones financieras como consecuencia de los posicionamientos ambientales de sus bancos. El objetivo de la investigación es mensurar si la percepción de clientes personas físicas de que un banco de comerciantes minorista en Brasil es ambientalmente responsable explica la satisfacción, la confianza y las lealtades de actitud y comportamiento. Se desarrolló un estudio empírico de naturaleza descriptiva, cuyos datos fueron recolectados por medio de una survey en una muestra de 914 clientes de un banco de comerciantes minoristas en Brasil y analizados por el Modelaje de Ecuaciones Estructurales. La percepción del consumidor de que un banco de comercio es ambientalmente responsable explicó la satisfacción y la confianza. La satisfacción fue más relevante en la estimación de la lealtad de actitud que la confianza, sin embargo tanto satisfacción como confianza no explicaron la lealtad comportamental.-
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
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