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dc.contributor.advisorEspinoza, Bruno Luiggi Macchiavello-
dc.contributor.authorSilva, Ennio Willian Lima-
dc.date.accessioned2016-10-22T18:48:06Z-
dc.date.available2016-10-22T18:48:06Z-
dc.date.issued2016-10-22-
dc.date.submitted2016-07-14-
dc.identifier.citationSILVA, Ennio Willian Lima. Preenchimento de buracos em síntese de vista baseado em mapa de profundidade. 2016. xi, 89 f., il. Dissertação (Mestrado em Informática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21605-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2016.en
dc.description.abstractA evolução dos sistemas e tecnologias de vídeo 3D nos últimos anos é uma consequência do empenho das produtoras de conteúdos multimídia no intuito de proporcionar a imersão 3D ao usuário. A disponibilidade dos conteúdos 3D estão voltadas para os mais variados tipos de tecnologias como dispositivos móveis (celulares e tablets), computadores pessoais, televisões, entre outras, o que aumenta ainda mais o número de usuários alcançados. Este fato, fez da televisão 3D (3DTV - 3D Television) e a televisão de ponto de vista livre (FVT - Free ViewPoint Television) tópicos relevantes em pesquisas relacionadas ao 3D. O uso das abordagens vídeo+profundidade e multivista+profundidade fornece uma forma otimizada de transmissão do conteúdo nestas aplicações. A síntese de vista se faz um processo necessário para utilização destes formatos, sendo a renderização baseada em imagem de profundidade (DIBR - Depth-Image-Based Rendering) um dos métodos fundamentais para este processo. A DIBR produz vistas virtuais que possuem buracos também chamados desoclusões. O preenchimento destes buracos de maneira visualmente plausível é imprescindível para minimizar a degradação da qualidade dos resultados da síntese de vista. Portanto este trabalho apresenta um algoritmo de inpainting que utiliza mapa de profundidade como auxílio para preenchimento de buracos presentes nas imagens virtuais que foram geradas no processo de síntese de vista. Os resultados objetivos e subjetivos mostram que o algoritmo proposto possui melhores performances em diversas sequências de imagens testadas em relação à outros algoritmos da literatura.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePreenchimento de buracos em síntese de vista baseado em mapa de profundidadeen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordProcessamento de imagensen
dc.subject.keywordSíntese de vistaen
dc.subject.keywordMapa de profundidadeen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2016.07.D.21605-
dc.contributor.advisorcoDórea, Camilo Chang-
dc.description.abstract1The recent evolution of 3D video system technologies is a consequence of multimídia content producers efforts to provide 3D immersion to the user. The 3D contents are available to a great range of technologies such as mobile devices (mobile phones and tablets), personal computers and televisions which increases even more the number of users. This fact has turned out made 3D television (3DTV) and Free ViewPoint Television (FTV) a promising topic regarding researches in 3D technologies. The use of video+depth and multiview+depth approaches provides an optimized way of streaming 3D content on these applications. The view synthesis is a required procedure when using the aforementioned approaches, being the depth-image-based rendering (DIBR)a fundamental method in this context. The DIBR produces virtual views that have holes, which are also called disocclusion. Filling these holes in a visually plausible way is essential to minimise the degradation of quality of the view synthesis results. Therefore, this work presents an inpainting algorithm that uses depth maps as aid for filling the holes present in virtual images, which are generated by the view synthesis process. Objective and subjective results show that the proposed algorithm has better performance in various image sequences in comparison to other state-of-art algorithms.-
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Exatas (IE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Ciência da Computação (IE CIC)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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