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dc.contributor.advisorSouza, Marcela Stockler Coelho de-
dc.contributor.authorAquino, Alexandre Magno de-
dc.date.accessioned2009-11-15T17:41:01Z-
dc.date.available2009-11-15T17:41:01Z-
dc.date.issued2008-06-19-
dc.date.submitted2008-06-19-
dc.identifier.citationAQUINO, Alexandre Magno de. Ën ga uyg ën tóg ("nós conquistamos essa terra"): os Kaingang no litoral do Rio Grande do Sul. 2008. 213 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/2170-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Programa de Pós-graduação em Antropologia Social, 2008.en
dc.description.abstractEssa pesquisa distribuiu-se ao longo de um período de seis anos com os Kaingang na região litorânea do Rio Grande do Sul. Num primeiro momento, trata-se da análise do uso de algumas noções espaciais por esse povo jê meridional, para designar acampamentos e aldeias – ëmã, ga, vãre. Verifica-se a importância dessas noções ao constituírem aldeias e acampamentos nessa região. Num segundo momento, procuro entender como essas noções espaciais conectam-se com o tempo. Tal conexão – espaço-tempo – é interpretada a partir de dados etnográficos que indicam formas de relação social entre os Kaingang fundadas na reciprocidade de kamë e kanhru krë, as metades patrilineares e exogâmicas. Essa reciprocidade é constantemente afirmada no contexto intra e inter aldeão por meio de regras de etiqueta e arranjos institucionais que envolvem, principalmente, o parentesco, o xamanismo e a liderança. De fato, os Kaingang relacionam-se entre si e com os Outros, que compõem seu cosmos, a partir da interação entre os que pertencem a uma ou outra metade, dos kujá (xamã) e dos pa i (cacique) que se articulam, nesse caso, para fundar aldeias na região litorânea. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis research was distributed throughout a period of six years with Kaingang in Rio Grande do Sul coastal area. In a first moment, it is about the analysis of the use of some spatial notions by this southern Jê group, in order to designate camps and villages – ëmã, ga, vãre. When they were building these camps and villages in this area it could be verified the importance of these notions. In a second moment, I tried to understand how these notions are connected with time. That connection – space-time – is interpreted according to ethnological data which indicate forms of social relation between Kaingang founded in the reciprocity of kamë and kanhru krë, patrilinearity and exogamic moieties. This reciprocity is constantly affirmed in the contexts intra and inter village through etiquette rules and institutional arrangement which involve, mainly, kinship, shamanism and leadership. In fact, Kaingang have relationships among themselves and with Others, who compose their cosmos, based on the interaction between those who belong to this or that moiety, kujá (xamã) and pa i’s (cacique) who articulate themselves, in this case, to found villages in the coastal area.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleËn ga uyg ën tóg ("nós conquistamos essa terra") : os Kaingang no litoral do Rio Grande do Sulen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordÍndios Kaingangen
dc.subject.keywordParentescoen
dc.subject.keywordXamanismoen
dc.subject.keywordLiderançaen
dc.subject.keywordConstituição de aldeiasen
dc.location.countryBRAen
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Antropologia (ICS DAN)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Socialpt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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