Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/21726
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_MulheresPoliticaNoticiasEstereotipos.pdf218,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Mulheres e política nas notícias : estereótipos de gênero e competência política
Outros títulos: Women and Politics in the News: Gender Stereotypes and Political Competence Femmes et politiques dans la presse : stéréotypes de genre et compétence politique
Autor(es): Tokarski, Flávia Millena Biroli
Assunto: Estereótipos (Psicologia social)
Política
Representações de gênero
Mídia
Data de publicação: Set-2010
Editora: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
Referência: BIROLI, Flávia. Mulheres e política nas notícias: Estereótipos de gênero e competência política. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 90, p. 45-69. set. 2010. Disponível em: <http://rccs.revues.org/1765>. Acesso em: 09 set. 2016. DOI: 10.4000/rccs.1765.
Resumo: O artigo analisa representações de gênero presentes nas notícias das principais revistas semanais brasileiras. Constata que a presença reduzida de mulheres é acompanhada da existência de estereótipos que remetem a certas concepções do papel da mulher nas sociedades e de sua competência para atuar na vida pública. A relação da mulher com a vida privada é a espinha dorsal desses estereótipos. Seu complemento é o destaque à aparência e o reforço à beleza como um modo de distinção feminina. O artigo apresenta uma análise qualitativa da presença das três mulheres que tiveram maior visibilidade nas notícias no período analisado, os anos de 2006 e 2007: Heloisa Helena, Marta Suplicy e Dilma Rousseff. Essa análise permite discutir representações da feminilidade e da masculinidade, do privado e do público, que atribuem sentidos à presença diferenciada de homens e mulheres na política e na mídia. _______________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article analyses representations of gender in the news content of leading Brazilian weekly magazines. It observes that the low presence of women is accompanied by stereotypes relating to certain concepts of the role of women in societies and their ability to act in public life. The relationship between women and private life is the backbone of these stereotypes, supplemented by an emphasis on appearance and the reinforcement of beauty as form of female distinction. The article presents a qualitative analysis of the presence of the three women with the greatest visibility in news reports during the period under analysis, 2006 and 2007: Heloisa Helena, Marta Suplicy and Dilma Rousseff. This analysis allows for a discussion of representations of femininity and masculinity, and the private and the public, which attribute meaning to the differentiated presence of men and women in politics and the media.
Licença: Revista Crítica de Ciências Sociais - Este documento é o fac-símile da edição em papel. Creative Commons – CC BY 3.0. Fonte: https://rccs.revues.org/1765. Acesso em: 9 set. 2016.
DOI: https://dx.doi.org/10.4000/rccs.1765
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.