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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNepomuceno, Marcelo Vinhal-
dc.contributor.authorPorto, Rafael Barreiros-
dc.contributor.authorRodrigues, Hugo-
dc.date.accessioned2016-11-10T11:20:16Z-
dc.date.available2016-11-10T11:20:16Z-
dc.date.issued2006-06-
dc.identifier.citationNEPOMUCENO, Marcelo Vinhal; PORTO, Rafael Barreiros; RODRIGUES, Hugo. Avanços teóricos e metodológicos das pesquisas sobre julgamento e significado do produto no Brasil. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 107-137, jun. 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572006000100005&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 18 out. 2016.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/21741-
dc.description.abstractO modelo de duas rotas proposto por Allen (2001), referente à relação entre valores pessoais, julgamento e significado do produto, é objeto de amplas pesquisas realizadas no Brasil e no exterior. Os estudos, na realidade brasileira, têm demonstrado que o modelo necessita de adaptação (Nepomuceno e Torres, no prelo). O objetivo deste artigo é relatar os achados de pesquisas nacionais que demonstram os avanços conceituais e metodológicos do referido modelo no Brasil. O estudo 1 demonstra a importância dos valores humanos e julgamento e significado do produto sobre a preferência por carros, indicando que o primeiro prediz em maior grau a preferência por automóveis. O estudo 2 apresenta uma escala de julgamento e significado do celular para adolescentes, demonstrando que esta possui índices de confiabilidade consistentes e que a possibilidade de utilizar o modelo de Allen para produtos específicos é um caminho promissor para pesquisas futuras. Nesses estudos fica clara a necessidade de adaptação do modelo. Implicações práticas dos achados também são relatadas.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT)en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleAvanços teóricos e metodológicos das pesquisas sobre julgamento e significado do produto no Brasilen
dc.title.alternativeTheoretical and methodological advances in research on judgment and product meaning in Brazilen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordComportamento do consumidoren
dc.subject.keywordDesenvolvimentoen
dc.subject.keywordProdutoen
dc.rights.licenseRevista Psicologia Organizações e Trabalho - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-66572006000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 18 out. 2016.en
dc.description.abstract1The two way model proposed by Allen (2001), referring to the relation between human values, judgment and product meaning, have been tested by several researches in Brazil. The studies in the Brazilian reality have shown the need of adaptation of the model (Nepomuceno and Torres, in press). The objective of this article is to show the findings of national's researches demonstrating the conceptual and methodological advances of the model in Brazil. The Study 1 shows the importance of the human values and product judgment and meaning over the preference of cars, indicating that the first predicts, in a greater way, this preference. The Study 2 presents one scale of Judgment and Meaning of the Mobile Phone for the Adolescents, showing that it has consistent indices of trustworthiness and that the possibility of using the Allen's model for specific products is one promising way for future researches. In these studies the need for adaptation of the model is clear. Practical implications of the findings are also discussed.en
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Administração (FACE ADM)pt_BR
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