Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/21751
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PreditoresCorrespondenciaIntencaoCompra.pdf584,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Preditores da correspondência intenção-compra : experimento natural com reforço das marcas
Outros títulos: Predictors of the intention-purchase correspondence : a natural experiment with brand reinforcement
Autor(es): Porto, Rafael Barreiros
Oliveira-Castro, Jorge Mendes de
Assunto: Comportamento do consumidor
Aprendizagem
Reforço
Data de publicação: Jan-2013
Editora: Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília
Referência: PORTO, Rafael Barreiros; OLIVEIRA-CASTRO, Jorge Mendes de. Preditores da correspondência intenção-compra: experimento natural com reforço das marcas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 29, n. 1, p. 61-70, jan./mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722013000100008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 out. 2016. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000100008.
Resumo: Alguns consumidores entram em lojas dispostos a comprar marcas que conduzem a diferentes reforços utilitários e informativos. Eles podem ou não comprá-las a depender de suas histórias de aprendizagem e dos estímulos de marketing presentes no ambiente de compra. O objetivo deste trabalho foi investigar a predição de ambas variáveis sobre a correspondência intenção-compra comparando grupos de reforços utilitários e informativos das marcas. Foi feito um delineamento experimental natural entre-sujeitos com 1.016 consumidores. Os resultados indicaram que quando as marcas oferecem maiores reforços, os consumidores apresentam maior correspondência entre a intenção e a compra e que a história de aprendizagem foi preditora em todos os grupos experimentais. Esses resultados contribuem empiricamente para a validação do modelo comportamental em consumo.
Abstract: Some consumers go into stores willing to buy brands that lead to different utilitarian and informational reinforcement. They may or may not buy them depending on their learning histories and marketing stimuli in the purchase environment. The aim of this study was to investigate the prediction of both variables on the correspondence between intention-purchase, comparing informational and utilitarian reinforcement groups of brands. A natural between-subjects experiment with 1,016 consumers was realized. The results indicated that when brands offer more reinforcements a higher correspondence between intention and purchase was observed and that the learning history was a predictor in all experimental groups. These results contribute to the empirical validation of the behavioral model in consumption.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Administração (FACE ADM)
Licença: Psicologia: Teoria e Pesquisa - Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722013000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 17 out. 2016.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722013000100008
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.